Novo volante Tesla Model S/X legal na Holanda

Desde a apresentação do restyling do Tesla Model S e X que muitos perguntam se o novo volante tipo manche de avião seria legal na Europa - pelo menos para já um pais já se chegou à frente e declarou legal este volante: podemos sempre contar com aqueles grandes malucos dos holandeses!
As autoridades holandesas do Rijksdienst voor het Wegverkeer (ou RDW) já disseram que não há nenhuma contra-indicação na sua legislação logo em principio é aprovado. Não há legislação europeia sob o formato do volante, apenas determina que tem que haver um comando de direção.

Este volante tem algumas vantagens como por exemplo perceber se as rodas estão direitas ou não, mas tem a grande incógnita da desmultiplicação da direção que tem que variar com a velocidade e tipo de estrada já que com este volante seria impossível dar uma volta completa como fazemos com um volante "completo". Com este volante terá que fazer tudo com meia volta na melhor das hipóteses...

E assim voltamos ao comentário que Elon Musk fez, de que os novos Model S e X "tentam adivinhar" o que o condutor está a fazer e tomas as medidas necessárias - inicialmente pensei que ele estava a referir-se aos comandos ausentes do volante como ativar os piscas ou o comando dos limpa-vidros mas afinal esse "adivinhar" aplica-se também à seleção das velocidades (incluindo marcha-atrás) e variar a desmultiplicação da direção.

Em cidade terá que ser muito direta para rapidamente mudar de direção com o mínimo esforço mas menos em estrada aberta ou vias rápidas terá que ser menos direta para evitar que o mínimo toque no volante resulte numa mudança de direção em velocidade que no mínimo desconfortável e talvez perigoso. Provavelmente já sentiu no seu carro que quando vai mais rápido e tem que travar a direções torna-se mais direta e responsiva mesmo sem virar o volante - se tiver que travar e virar ao mesmo tempo e a desmultiplicação da direção mudar a meio poderá ter consequências graves.

0 comentários: