Novos Tesla Model S e Model X - restyle

Ontem à noite a Tesla apresentou o restyling dos seus Model S e Model X - uma atualização por fora e por dentro. O Model S já cá anda desde 2013 e foi atualizado pela ultima vez em 2016, mas para o Model X é a primeira grande atualização.
Exteriormente as diferenças parecem poucas quer no S e no X, mas a aerodinâmica do novo Model S foi substancialmente melhorada com a Tesla a anunciar um cD de 0,206 - apenas batido pelos GM EV1 e Volkswagen XL1 ambos conseguiam um valor de 0,19 mas acima de tudo bate o rival Lucid Air que atingiu 0,21. Claro que há dois "mas" nesta conversa - primeiro os valores do coeficiente aerodinâmico (cD) costumam ser arredondados às centésimas o que significaria que o cD do novo Tesla Série S seria 0,21. O segundo "mas" é que a Tesla não diz que versão atinge esse valor, se for a versão mais cara de pouco serve.




O interior é inspirado no do Model 3 mas é...desconcertante. Basicamente é um volante do Kitt da série "O justiceiro" sem qualquer das manetes que costuma estar por detrás do volante substituídas por botões e zonas sensíveis do volante. Pode ser original mas o maior problema é que poderá não ser legal na Europa.

Continua com um monitor táctil de 17 polegadas mas agora horizontal e pode ser movido fisicamente da esquerda para a direita. Por debaixo do ecrã está uma área para carregar sem fios 2 smartphones, também disponível para o banco traseiro. Atrás pode receber um ecrã de 10m polegadas colocado entre os assentos dianteiros virado para trás para manter as crianças entretidas.

Não é só mais tecnologia, a Tesla melhorou também o conforto graças ao uso de vidro acústico, climatização de 3 zonas, assentos dianteiros ventilados e melhorias no espaço para a cabeça e pernas.
A gama do Model S passa a ser constituída por 3 modelos - Long range (autonomia de 663 quilómetros), Plaid (autonomia de 628 quilómetros) e Plaid+ (autonomia de 840 quilómetros). A gama do Model X passa a ser constituída por 2 modelos - Long range (autonomia de 580 quilómetros) e Plaid (autonomia de 547 quilómetros).

A novidade mais sonante é a variante Plaid com 3 motores elétricos que substitui a anterior Performance: debita 1020 cavalos sendo capaz (segundo a Tesla) de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,1 segundos para o Model S e 2,6 segundos para o Model X. Apenas para referencia - o Bugatti Chiron debita 1.500 cavalos e acelera dos 0 aos 100 km\h em 2,4 segundos.

E sim, o Model S terá uma versão Plaid+ no final de 2021: a Tesla anuncia mais de 1.100 cavalos, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 322 km/h.

0 comentários: