[update]Nova plataforma elétrica na Kia e Hyundai apresentada

Já tinhamos noticiado antes que a Hyundai esta a ultimar uma nova plataforma para a próxima geração de automóveis elétricos da Kia e Hyundai - acabaram de apresentar os primeiros detalhes desta nova plataforma denominada e-GMP que segundo a marca coreana permite baterias modulares até uma autonomia de 500 quilómetros e versões de alta performance! Resumidamente a versão coreana da plataforma MEB do grupo Volkswagen.

A Hyundai já tinha anunciado que os próximos modelos 100% elétricos da marca iriam usar a designação Ioniq seguido de uma número (o primeiro será um SUV compacto chamado Ioniq 5 supostamente inspirado no concept Hyundai 45) e todos eles baseado nesta plataforma e-GMP. É compatível com viaturas dos segmento C, D e E para um comprimento até 5 metros, uma distancia entre eixos acima dos 3 metros e suspensão traseira multibraços. Para os modelos mais pequenos utilizaram uma plataforma derivada das versões a combustão interna.



Esta plataforma terá tração traseira com um motor ou integral com 2 motores e apesar de não ter dado valores de capacidade das baterias a Hyundai indica que os modelos baseados nesta plataforma vão ser capazes de uma autonomia de mais de 500 quilómetros o que significa baterias de 90/100 kWh. As baterias usam módulos standartizados que permitem facilmente alterar a capacidade e com menos 60% de componentes que as baterias usadas atualmente pela marca. Podem usar um sistema de carga de 800 volts compatível com carga até 240 kW na rede Ionity da qual a Hyundai faz parte, ou de 400 volts limitando a carga aos 150 kW. A grande novidade é que o sistema elétrico desta plataforma e-GMP permitirá fornecer eletricidade a aparelhos elétricos de 240 volts ou até carregar outros automóveis elétricos - neste caso a uma potência de 3,5 kW, basicamente uma wallbox de 16 amperes com 4 rodas.
Outra novidade será que esta plataforma permitirá versão desportivas - sim teremos modelos Ioniq N.

O grupo prevê 25 modelos/11 referencias 100% elétricas para a Hyundai e Kia baseados nesta plataforma e-GMP. Para já a Hyundai anunciou o Ioniq 5 para 2021 e será (conforme o nome indica) um SUV nas linhas do concept 45, seguido em 2022 pelo Ioniq 6 baseado no concept Prophecy e em 2024 um outro SUV o Ioniq 7 (provavelmente um versão SUV do Ioniq 6).
update 14-12-2021

0 comentários: