Elétricos são fogo...infelizmente

Os elétricos a sentirem o calor - agora é a Hyundai a ser processada devido a vários incêndios de baterias em automoveis eletricos e a General Motors está a recolher cerca de 70.000 automoveis: ponto comum é que ambos usam baterias do mesmo fabricante LG Chem. Tal como no dieselgate, a Hyundai está a ser processada na Coreia do Sul por um grupo de 200 clientes porque segundos eles os recentes incêndios dos Kauai EV reduziram o valor das suas viaturas e querem ser compensados. Exigem uma indeminização de 7 mil euros por cliente e que a bateria seja substituída e não apenas inspecionada e software atualizado.

A Hyundai diz que a origem dos incêndios ainda não foi determinado mas suspeita de danos internos que esta a investigar. A marca coreana espera que a atualização de software seja suficiente para detetar problemas e evite os incêndios. Se durante a inspeção for detetado qualquer problema a bateria será substituída sem custo. A GM também esta a investiga a fonte de incêndios e para já aconselha aos proprietários dos Bolt que limitem a carga a 90% para reduzir o risco de incendio.

O elemento comum a estas duas recolhas, a LG Chem, dz que está a colaborar com as investigações mas que sempre vai dizendo que as baterias são muito complexas sugerindo que podem ser outros componentes de outros fornecedores que estão a causar incêndios.

Mas não é só a GM e Hyundai a terem problemas com os seus elétricos...

Hyundai
Após 16 incêndios com Kauai EV em 2 anos a Hyundai está a recolher 74.000 unidades nos EUA, Canada e Europa para inspeção e substituição se necessário. Até agora já foram recolhidos 23.000 Kauai EV na Coreia do Sul e em 800 destes precisaram de substituir módulos de bateria defeituosos.


General Motors
Após 5 incêndios a General Motors esta a recolher 68.677 Chevrolet Bolt em todo o mundo por risco de incêndio e enquanto investiga a origem do problema fez uma atualização de software que limita a capacidade da bateria a 90%.


Ford
Após 7 incêndios a Ford recolheu em setembro 20.500 Kuga PHEVs na Europa e suspendeu vendas. A Ford conseguiu identificar o problema a contaminação das células de baterias durante a produção pela Samsung SDI.


BMW
A BMW recolheu cerca de 4.509 híbridos plug-in nos EUA e 26.000 nos EUA devido a contaminação das células das baterias durante a produção pela Samsung SDI.


Tesla
A NHTSA anunciou que estava a investigar potenciais defeitos nas baterias de Model S e Model X mais antigos devido a incêndios em baterias. Vários proprietários de veículos mais antigos queixaram-se que uma recente atualização pela Tesla limitou a capacidade útil da bateria para evitar terem que substituir as baterias defeituosas.

0 comentários: