Recordar o BMW Série 6 "The Observer" de 1983

Ao deambular pela lista de vídeos de um canal do Youtube encontrei um dedicado a um modelo que não conhecia e até tem uma historia interessante - este é o BMW Série 6 "The Observer".
Se nos anos 80 queria um descapotável alemão as opções não eram muitas ou acessíveis - ainda menos se fosse um fã da BMW. Nessa altura se querias um Bimmer descapotável ou ias aos muitos personalizadores da altura ou ias para um Baur que se dedicava a cortar os tejadilhos aos Série 3 ou Série 6 e aplicar uma lona. Mas houve outra escolha menos conhecida - o BMW 635CSi The Observer Coupé da Mike Gibbs Associates (ou MGA).
A MGA era relativamente pouco conhecida no mundo automóvel queria intrometer-se no lucrativo mercado dos carroçadores, mas em 1982 encontrou 2 parceiros interessados em ajudar: o jornal "The Observer" procurava publicidade e a BMW britânica que de bom grado lhes deu um BMW 635CSi novinho em folha. A ideia era apresentar algo vistoso na edição de 1983 do salão automóvel britânico - e conseguiram!





Ao invés de simplesmente cortarem o tejadilho e colocarem uma lona numa armação Alistair Millar, Stephan Ferrada e Stanley Daniels da MGA desenvolveram um tejadilho de vidro deslizante em que o tejadilho e painel traseiros recolhem eletricamente para dentro da mala.

Tiveram que reconstruir os pilares traseiros e tampa da mala para o mecanismo do tejadilho feito à mão por medida. Curiosamente ao conseguirem montar o mecanismo no forro da mala a capacidade da mala não foi afetada. Para completar recebeu uma pintura em dois tons cinzento e prateado e jantes especificas de 16 polegadas da Centra.


Este Observer Coupé apareceu em vários salões automóveis como ferramenta promocional e apesar de várias tentativas de comercializar este modelo nunca se concretizou. O único modelo acabou esquecido mas recentemente reapareceu para venda completamente restaurado na 4Star Classics. Definitivamente a cereja em cima do bolo para qualquer coleção de BMWs.

0 comentários: