[update]Fiabilidade Hyundai Kauai EV

Tive hipotese de ler mais sobre esta recolha e tendo encontrado mais informações é altura de atualizar este post.
Inicialmente a noticia indicava a recolha de 25.564 Kauai EV mas esse era o número de carros afetados na Coreia do Sul a nivel mundial (segundo a Yonhap News via Bloomberg) são 77.000 unidades - 37.366 na Europa e 11.137 nos EUA. Mas trata-se acima de tudo de uma medida preventiva - quer a Hyundai quer a LGChem que fabrica as baterias não conseguiram reproduzir os incêndios (pelo que percebi das traduções automaticas do coreano, tentaram de varias formas criar curto-circuitos nas baterias de tração) que surgiram nas noticias no Canada, Austria e Coreia do Sul (13 no total desde 2018). Mesmo assim a marca coreana decidiu chamar as viaturas às oficinas para uma atualização de software de gestão da bateria e uma inspecção à bateria - que só será substituida se um problema for detetado. Aparentemente esta recolha apenas é para as viaturas produzidas na Coreia do Sul até Março 2020 porque apartir daí a produção arrancou na Republica checa e daí só sairam as versões de 64 kW com baterias da SK Innovation, não da LG Chem.
post original de 08-10-2020

Esta recolha envolve 25.564 Kauai EV produzidos entre Setembro de 2017 e Março de 2020. A Hyundai não precisou onde estas unidades foram vendidas, mas tendo em conta as data de produção certamente que há unidades por cá - ficarei atento ao site do Rapex e atualizarei este post se necessário. Segundo a Hyundai a recolha arranca no dia 16 de outubro e após inspeção haverá atualização de software e possivelmente substituição da bateria.
Até agora parecem ter ocorrido 13 incêndios envolvendo o Kauai EV em todo mundo, e apesar de não conseguir provar que a culpa é da bateria da LG Chem Ltd a marca coreana resolveu colocar-se à frente do problema.

0 comentários: