Novo Audi Q5 Sportback

E são 3 SUVs Audi Sportback - o Q3, o e-tron e para todos os efeitos o Q8 devia ser o Q7 Sportback mas isso é outra questão - chegou a vez do Audi Q5 receber a usa versão tipo "coupé" com este Q5 Sportback, estilo acima de practibilidade.
Para não ser confundido com o Q5 normal este Q5 Sportback recebe uma frente e faróis específicos para completar a traseira mais inclinada - tem a mesma altura, largura e o comprimento é apenas 7 milímetros maior. O novo perfil ajudou a reduzir o atrito aerodinâmico para 0,30 Cd.

Segundo a Audi o perfil pouco rouba ao interior que para compensar recebe um banco traseiro deslizante para poder trocar espaço de pernas dos passageiros traseiros por mais capacidade da mala (entre 510 e 570 litros) - relativamente ao Q5 normal o Sportback perde 70 litros de capacidade de mala.
Atrás recebe novos faróis OLED com a escolha de 3 assinaturas luminosas que promete divertir as pessoas que seguirem atrás de si - OLED (Organic Light Emitting Diode) tal como nos telemóveis permitindo iluminação forte, consistente e configurável a qualquer altura. Além de iluminarem servem, quando o Q5 Sportback está imóvel, de sensores de proximidade do transito. Sendo um Audi esse sensor provavelmente devia estar à frente mas enfim...


No interior recebe o mais recente Virtual Cockpit com um ecrã de 12,3 polegadas, o tablier do Q5 e a mais recente versão do MMI baseado no MIB 3 com um ecrã táctil de 10,1 polegadas. O Sportback recebe o mais recente cruise control activo capaz de usar informação de trafego e sinalização vertical.

Partilhando debaixo do capot mecânica do Q5, terá os mesmo motor gasolina, diesel, hibrido plug-in, a inevitável versão SQ5 que será a diesel para a Europa - todos os motores estão apenas disponiveis com caixa automática e tirando as versões de acesso todas vão  ter tracção integral quattro. 

O Q5 Sportback recebe de série um chassis desportivo, suspensão desportiva mais baixa em 15 milímetros e se for para a suspensão a ar consegue subir a suspensão em 45 mm para fora da estrada, baixar a traseira em 55mm para facilitar a carga e descer em auto-estrada para melhorar estabilidade e consumos.

0 comentários: