Renault - futuro próximo

Pouco depois da Nissan foi a vez da Renault anunciar os seus planos para lidar com a grave crise que tem em mãos - a Renault vai despedir 15.000 funcionários por todo o mundo, reduzir a produção e a possibilidade de encerrar fabricas definitivamente em cima da mesa mas não ainda decidida. Abaixo abordo cada um destes temas e tento explicar onde isto vai.
Despedimentos em todo o mundo: Seguindo a Nissan a Renault anunciou o despedimento de 15.000 funcionários em todo o mundo nos próximos 3 anos.


Fecho de fábricas - não para já: Inicialmente anunciado o fecho de fábricas, incluindo a da Alpine em Dieppe, afinal a Renault ainda está a pensar no assunto - provavelmente porque a Renault está a negociar ajuda estatal. Mesmo assim a fabrica de Flins deverá ficar sem modelo para produzir com o fim do Nissan Micra, e a fundição na Bretanha será alvo de "um reflexão estratégica".


Reduzir capacidade de produção: foi anunciado o cancelamento da expansão da produção em Marrocos e na Roménia, que deverá reduzir a produção de 4 milhões de veículos em 2019 para 3,3 milhões em 2024.


Modelos em risco: e para recuperar da queda pelo Covid a marca espera lançar uma gama de SUVs eléctricos baseados na plataforma CMF-EV desenvolvida com a Nissan - só que para novos modelos entrarem outros têm de desaparecer - apesar de recentemente se ter falado do Megane, a verdade é que modelos como a Scénic, Talisman ou Espace estão muito mais em risco de desaparecer.

Infelizmente estas devem ser as ultimas gerações das monovolumes Renault - apesar do design mais dinâmico da atual Scenic as vendas têm caído constantemente e a Renault não se deu ao trabalho de a atualizar como fez com a Megane. A Espace também adoptou um design tipo crossover e até recebeu uma ligeira atualização recentemente mas as fracas vendas também condenam este icónico nome.

Mas não é só as monovolumes - o Koleos também deverá desaparecer graças as fracas vendas. Apesar de baseado no X-Trail a Renault nunca lhe deu uma versão de 7 lugares para não roubar clientela às suas monovolumes mas infelizmente isso também implicou que não teve maneira de faz

Por fim a ultima vitima deverá ser o Talisman - com a toxicidade do anterior Laguna e da apertada concorrência atual bem mais equipada este deverá ser a ultima viatura do segmento D da Renault. 


Então o que sobra? A Renault já confirmou que para já a Alpine continua viva e até possivelmente terá uma extensão da sua gama. Os Clio e Captur são sucessos comerciais portanto a sua continuidade não se questiona, e a 3ª geração da Kangoo está quase chegar e deverá continuar o sucesso da atual geração. Há 2 novidades esperadas para breve e que absolutamente têm que inverter a tendência atual - em 2021 devemos ter um novo Kadjar que continua a não vender nem próximo do primo Qashqai e o Twingo que perderá a parceria com a Smart e está num segmento cada vez mais apertado pelas regras de emissões.

0 comentários: