O futuro da Nissan anunciado

A Nissan enfim apresentou os seus planos para o futuro próximo durante uma conferência de imprensa da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e detalha a reestruturação da Nissan nos próximos 4 anos para que esta se torne rentável no final do ano fiscal de 2023. O video está abaixo se quiserem ver mas resumi o principal em seguida para tentar perceber para onde vai a Nissan e em especial a aliança destes construtores.




- 12 novos modelos em 18 meses: a Nissan irá introduzir 12 novos modelos nos próximos 18 meses principalmente nos segmentos C e D, eléctricos e desportivos - e o primeiro será o novo Nissan 400Z que a Nissan já anda a fazer teasers.



- corte de produção de 20%: A Nissan planeia cortar a sua produção mundial em 20% e reduzir a sua gama mundial de 69 para 55 modelos até 2023. Na Europa o Micra, montado na fábrica da Renault em Flins, deverá ser o primeiro modelo a desaparecer. Isso significa que a fábrica de Barcelona e na Indonésia será encerrada e toda a produção para a zona da ASEAN será feita na Tailandia.


- Dividir o mundo: A Nissan irá focar a sua atenção no Japão, China e EUA. Irá deixar o mercado da Coreia do Sul e a Datsun sairá da Rússia para dar espaço à Renaul\Dacia que lidera neste mercado. Além de partilharem as plataformas, motores, designs e seu desenvolvimento cada marca da aliança será a referencia para determinada zona dos mercados municipais onde são mais competitivas organizando a sua produção e logística em concordância.

Renault fica com a Europa, Rússia e América do Sul - ira liderar o desenvolvimento do segmento B, ou seja, os futuros Clio, Captur, Micra, Juke e possíveis variantes Mitsubishis como o ASX apartir de 2025. Ira também liderar os eléctricos pequenos dos segmento A e B.

Nissan fica com o Japão, China e EUA - irá liderar o desenvolvimento do segmento C, ou seja, os próximos Qashqai, Kadjar e outros baseados principalmente no concept Ariya. Enquanto a Renault fica com os eléctricos pequenos a Nissan irá liderar os eléctricos BEV para os segmento maiores e o desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma do grupo com o seu sistema ProPilot.

Mitsubishi fica com os países da ASEAN (países asiáticos do pacifico sul) e Oceania (Austrália, Nova Zelândia e arredores). Ficará responsável pelos desenvolvimento da tecnologia híbrida plug-in e os Kei car para os mercados asiáticos.


- mais partilha entre Renault-Nissan-Mitsubishi para reduzir custos de produção: basicamente a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vai fazer o que o Grupo Volkswagen faz atualmente: as 3 marcas vão usar as mesmas plataformas, motores e até designs vão ser partilhados. Atualmente a plataforma CMF-B da aliança já é usada para os Clio, Captur e Juke, e a CMF-C/D usada nos Qashqai e X-Trail, Megane, Kadjar, Scenic, Koleos e outros. A ideia é expandir ainda mais - cada um dos 3 parceiros irá lidar um determinado projeto ou tipo de veiculo e os outros seguem - esperam assim reduzir os custos de investimento até 40%.


- fecho das fabricas na Indonésia e Barcelona: na Europa o fecho da fábrica de Barcelona (e 2 outras unidades próximas) a Dezembro de 2020 é o maior impacto desta reorganização. A Navara deixará de ser produzida na Europa e a unidade de Sunderland no Reino Unido produzirá os Qashqai e Juke. A Nissan ira manter porém 2 outras unidades no norte de Espanha.
O governo espanhol já disse que tudo irá fazer para tentar reverter a decisão .

0 comentários: