DieselGate - ponto de situação 11-03-2020

Há já algum tempo que não fazia um apanhado das notícias ligadas ao dieselgate e há bastantes novidades interessantes - ficam abaixo os principais desenvolvimentos como sempre sem tretas, conservantes ou adoçantes acrescentados.

Júri atribui 100.000 dólares a 4 proprietários de Volkswagens
Um júri norte-americano na Califórnia atribuiu a condutores de 4 veículos Volkswagen afetados pelo dieselgate uma indemnização total de 100.000 dólares. Muito dinheiro mas mesmo assim muito abaixo que eles exigiam.


Porsche recebe nova visita da polícia
Segundo o jornal alemão Der Spiegel a procuradoria alemã voltou a visitar os escritórios da Porsche no âmbito da investigação do dieselgate. 3 escritórios e apartamentos privados de funcionários da Porsche foram revistados, segundo o Spiegel porque foi alargado o número de pessoas da Porsche investigadas - de 4 para um total de 7 sob investigação pela falsificação das emissões de motores diesel.


Mercedes-Benz em apuros
Cerca de 200 investidores da Mercedes estão a processar a marca alemã por 900 milhões de euros por não ter comunicado atempadamente a presença de dispositivos que falsificavam as emissões dos motores diesel de cerca de 690.000 automóveis - algo que a Mercedes nunca admitiu mas pagou uma multa de 870 milhões de euros por isso. Quando isto aconteceu as acções da Mercedes cairam e é essa perda que os investidores querem ver compensada - o problema é que para o fazerem tem que provar que a Mercedes sabia da falsificação e ocultou essa informação assim que descobriu.

A Mercedes não fica bem na fotografia porque desde que a Volkswagen foi apanhada em 2015 sabia perfeitamente que todos os construtores com motores diesel, especialmente nos EUA, ia estar sob forte investigação - devia ter revirado os seus motores e dito alguma coisa, mas nunca admitiu algo de errado com os seus motores mesmo depois de pagar uma multa por ter feito algo de errado. Agora além dos 870 milhões que pagou à União Europeia poderá em breve ter que voltar a abrir os cordões à bolsa.

0 comentários: