[update]Toyota GR Yaris apresentado

Depois de algum teasing a Toyota enfim apresenta o GR Yaris no salão automóvel de Tóquio, a segunda criação dos génios da Gazoo Racing. E definitivamente não vai confundi-lo com o Yaris híbrido do seu vizinho...
É o primeiro automóvel desportivo da Toyota com tração integral desde o icónico Celica GT-Four e foi quase todo desenvolvido na Finlândia pela Tommi Mäkinen Racing. Sim, "esse" Makinen...
O GR Yaris recorda-me do Metro 6R4: do meio para à frente usa a plataforma GA-B usada no novo Yaris mas da metade para trás usa a plataforma GA-C usada pelos Corolla e C-HR - o Metro 6R4 era Metro à frente e Maestro atrás. Esta combinação permite a instalação da tração integral e suspensões adequadas à frente e atrás.

Debaixo do capot está o motor de 3 cilindros mais potente do mundo - o G16E-GTS: um novo 1.6 litro turbo com injecção direta que debita 261 cavalos (o anterior Yaris GRMN ficava-se pelos 212) e 360 Nm de binário nas 4 rodas via uma caixa manual de 6 velocidades. Apesar da presença da transmissão integral e todo o restante hardware consegue pesar apenas 1.300 quilogramas graças ao tejadilho em plástico reforçado com fibra de carbono e para-lamas, capot e mala em alumínio.

O sistema de tração integral GR Four é capaz de atribuir 100% da potência a cada eixo, mas é possível definir essa distribuição via os modos de condução - Normal (60% eixo dianteiro, 40% eixo traseiro), Sport (30% eixo dianteiro, 70% eixo traseiro) e Track (seja terra ou alcatrão, 50% para cada eixo). Tudo somado e o GR Yaris é capaz de ir dos 0 aos 100 km\h em 5,5 segundos e atingir 230 km\h (limite electrónico).

De série recebe ainda sistema de travagem reforçado com discos de travagem de 356 milímetros e se isso não bastar pode ir para o Circuit Pack opcional que adiciona um diferencial Torsen em cada eixo, suspensão melhorada, jantes BBS forjadas de 18 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport 4S.
Só falta saber o quanto alto será o preço deste modelo que irá participar no WRC 2021 - se a velocidade com que todos os anteriores Yaris GRMN desapareceram este deverá ser ainda mais volatil, apesar do preço.



update 03-03-2021

0 comentários: