Sistemas detecção de peões com resultados preocupantes

Começo com uma dica - se for a atravessar a estrada e vir um Ford Mondeo a aproximar-se fuja! Dito isto, os sistemas de travagem de emergência com deteção de peões estão a tornar-se cada vez mais populares e o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) norte-americano testou a eficiência destes sistemas em 19 automóveis atuais - concluindo que 13 deles evitaram os peões completamente ou conseguiram reduzir a velocidade significativamente reduzindo ferimentos.


Como seria de esperar muitos automóveis de luxo estão entre os melhores resultados (Audi A4, BMW Série 3, Mercedes Classe C e Volvo S60) mas entre os melhores estava um dos Nissans mais acessíveis nos EUA, o Máxima. Os piores foram os Chevrolet Malibu, Ford Mondeo\Fusion, Hyundai Sonata e Kia Optima - não reduziram a velocidade ou acertaram no boneco.

O teste decorreu em 3 cenários - um adulto a atravessar a estrada, uma criança a atravessar a estrada ofuscada por um obstáculo e um adulto a caminhar na estrada na direcção de trânsito. Todos os testes foram realizados durante o dia e em estrada seca.


A questão de "durante o dia" é importante porque a American Automobile Association (AAA) testou estes mesmos sistemas durante a noite (que é quando 75% dos atropelamentos acontecem nos EU) e nenhum dos automóveis testados (Chevrolet Malibu, Honda Accord, Tesla Model 3 e Toyota Camry todos de 2019) foram capazes de detetar um adulto no escuro - isto em 4 cenários diferentes e com velocidade diferentes. A AAAA também testou durante o dia e podem ver o vídeo aqui.

Ou seja, como tenho dito há muito tempo, não confie na electrónica para o salvar de problemas porque apesar dos avanços ainda são sistemas muito limitados.

0 comentários: