CarlosGate - ponto de situação 14-10-2019

Mais um apanhado das noticias ligadas ao CarlosGate, e para seguir este tópico basta clicar na tag respetiva - ficam abaixo os principais desenvolvimentos como sempre sem tretas, conservantes ou adoçantes acrescentados.


Nissan tem novo CEO
A Nissan elegeu Makoto Uchida (anterior diretor da unidade na China desde 2018 e experimentado nas compras com a Renault) para presidente e CEO para suceder a Hiroto Saikawa apartir de 1 de Janeiro do próximo ano. Para o lugar de COO (chief operating officer) a Nissan escolheu o COO da Mitsubishi Motors Ashwani Gupta, um anterior executivo da Nissan e Renault. Para o ajudar como VP terá o Jun Seki, um anterior responsavel pela Nissan China.

É outra tentativa de arranque para a Nissan, depois da detenção de Ghosn e demissão de Saikawa - será que estes 3 vão ser capazes de recuperar a Nissan da queda em que se encontra e fazer as pazes com a Renault?



Renault também tem nova liderança
Seguindo os passos da Nissan, a Renault coloca a andar o CEO que veio substituir Ghosn - Thierry Bolloré deixa de ser o CEO sendo substituído interinamente por Clotilde Delbos. Clotilde Delbos era até ao momento CFO do grupo Renault e terá ao seu lado Olivier Murguet (vice-presidente de vendas e marketing) e José-Vicente de los Mozos (até agora VP de produção). Thierry Bolloré era considerado desde o início um homem de Ghosn, era o seu número 2, e para que a aliança pudesse recuperar de todo este escândalo era necessário cortar com esse passado.

Bollore soube da sua remoção através dos jornais e que terá sido o chairman da Renault Jean-Dominique Senard a querer Bollore fora e conseguiu o apoio do estado francês para o conseguir. O ministro francês das finanças Bruno Le Maire já veio a público dizer que Senard e a sua direcção tem todo o apoio do governo para a recuperação da marca. Ambos Hiroto Saikawa e Thierry Bolloré foram escolhidos por Ghosn, e parece ser esse o único pecado que cometeram tendo em conta que não tiveram tempo suficiente nos seus lugares para que as suas acções surtissem efeito.

0 comentários: