Salão de Frankfurt 2019 - segundo eu

Titulo sonante eu sei - horas de trabalho. O salão de Frankfurt deste ano foi bastante mais pequeno e sedado comparando com edições anteriores com a incerteza do Brexit, a rápida evolução das tecnologias digitais e eléctricas, e as marcas a tentar controlar custos - várias marcas não apareceram (Mazda, Nissan, Fiat, Peugeot, Citroen, Volvo e outras), algumas foram para serviços mínimos (como a Renault que só trouxe o novo Captur e a Ford que só trouxe o novo Puma) mas mesmo assim tivemos algumas novidades interessantes, outras menos interessantes e possivelmente um ponto de viragem. 
Fica aqui a minha opinião sobre o mais importante da edição de 2019 do salão automóvel de Frankfurt.


Ponto de viragem - a revolução silenciosa MEB
Depois de anos a prometer eléctricos e híbridos parece que enfim estes vão chegar aos concessionários e estavam por todo o lado no salão de Frankfurt deste ano - a perspectiva de avultadas multas por causa das emissões tem esse efeito desbloqueador nos construtores automóveis. E o ponto de viragem não é uma marca, modelo ou uma tecnologia em si, mas sim uma plataforma: a plataforma MEB da Volkswagen para os automóveis eléctricos.

O grande problema dos automóveis 100% eléctricos até agora é que não havia economias de escala, permitindo um numero limitado de variações - só há um Nissan Leaf, só há um Renault ZOE (e Twizy), o Tesla S e X são o mesmo carro um mais alto que o outro, só há um BMW i3 e i8, e por diante. Mas segundo a Volkswagen eles conseguem fazer uma gama completa desta mesma plataforma - de um citadino tipo Polo ao sedan tipo Passat e mesmo uma monovolume tipo Sharan. A Volkswagen planeia 70 variantes até 2028 - e isto apenas dentro do grupo Volkswagen, porque os alemães vendem a plataforma a quem quiser e a Ford já está a bordo para um modelo, possivelmente dois.

É incrível dizer isto mas a marca que poderá acelerar e democratizar a electrificação do mercado automóvel é a mesma que há 4 anos foi apanhada a falsificar as emissões dos seus motores diesel.


Altura de prudência
Tanta bateria havia naquele salão que provavelmente era difícil caminhar sem tropeçar no cabo de carga, mas o motor a combustão também deu um ar da sua graça. Uma das grandes "complexidades" do futuro próximo é que os construtores estão apertados entre a espada e a parede - de uma lado são obrigados a investir em dispendiosos sistemas de filtragem de gases de escape e do outro investir na electrificação e tecnologias digitais avançadas como a condução autónoma.

A Hyundai pode ter apresentado um novo i10 mas a verdade é que os citadinos estão pela hora da morte - o Ford Ka+, Opel Adam e Karl estão de saída, a Renault não confirma um novo Twingo e a parceria entre a PSA e Toyota para os 108/C1/Aygo não vai continuar. Neste mesmo tema a Audi anunciou que vai cortar um quarto da sua gama para reduzir a complexidade e a Opel trouxe um novo Astra diesel com emissões reduzidas e a reduzir drasticamente as suas emissões. Que nos valha a Lamborghini que trouxe um hipercarro com uma pequena bateria de 9 volts atrás para baralhar as ideias da Greenpeace que se manifestava no exterior do salão.

Além destes custos temos ainda incerteza do Brexit (cortesia dos britânicos que elegeram alguém com o mesmo nome carinhoso que Donald Trump dá ao seu pénis) e a incerteza do papel do automóvel na sociedade futura: compra, pagar para usar?

É uma altura de prudência mas também de obrigatoriedade de produzir automóveis excepcionais - o "assim serve" não basta. Mas pelo que a industria trouxe a Frankfurt acho que vai correr tudo bem.

Só falta mesmo listar o bom e o menos bom deste salão - comecemos pelo bom porque todos precisamos de boas noticias.


O bom...
Land Rover Defender - Substituir um ícone é uma tarefa herculeana, substituir o ícone automóvel que deu inicio à própria marca que tem fãs quase religiosamente devotos é a definição de uma missão impossível: mas 8 anos depois parece que conseguiram. Poderá não agradar a todos e sim trás um chassis monocoque em alumínio e a "infalível" electrónica inglesa, mas se há algo de bom a sair do Brexit é o regresso do Defender. Que vai ser produzido na Europa continental e não em Inglaterra já agora - embrulha Boris.
A Land-Rover fez várias demonstrações com vários modelos em Frankfurt e parece ter sido muito bem recebido - sem dúvida uma boa noticia para a Jaguar Land Rover que têm andado financeiramente muito tremida nos últimos 2 anos. A única preocupação que tenho é que parece que esperam vendê-lo a um preço muito próximo do Discovery - não irá roubar vendas a um modelo mais lucrativo?


Porsche Taycan - muitos tentaram desafiar a Tesla e ninguém conseguiu, até chegar o Porsche Taycan. Até agora Elon Musk nunca sentiu necessidade de responder à concorrência mas logo após a apresentação do Taycan Musk enviou um Model S mais leve com um novo motor para o Nurburghring para tentar roubar a luz à Porsche - ele sabe que enfim têm concorrência à altura. 
Tirando o ridículo de designar um modelo eléctrico de "Turbo" o Taycan é um magnifico e belo animal, mantendo a maioria do design do concept Mission E e assegura que o eléctrico é também capaz de acelerar a coração e aquecer a alma.


Mercedes EQS Concept - a Mercedes parece incapaz de falhar um design, quando pensamos que não é possível melhorar, a Mercedes ultrapassa as expectativas. E este EQS concept é simplesmente magnifico. 
Curioso que das marcas alemãs, foi a BMW a primeira a arrancar com os 100% eletricos premium (foi pioneira neste segmento) mas agora foi completamente ultrapassada pela Mercedes e Porsche.


Volkswagen ID.3 - quem gosta de automóveis sabe o quanto importante foi o 1º Volkswagen Golf, o ID.3 pode bem ser a versão moderna desse momento. 

É o primeiro automóvel de série baseado na plataforma 100% eléctrica MEB onde a Volkswagen pretende investir 50 mil milhões de euros e sim pode parecer um pouco cinzentão mas pela autonomia, tecnologia e preço anunciado a marca que nos deu o dieselgate pode muito ter democratizado o automóvel eléctrico acessível.


Hyundai 45 Concept - em termos de design é para mim o mais bem conseguido do salão deste ano. Os coreanos tem vindo a evoluir e melhorar o seu design a cada novo modelo e é interessante vê-los a recuperar as linhas que o mestre Giugiaro lhes incutiu nos anos 70 num concept retro muito interessante. 

A marca coreana diz que não anuncia um modelo em particular mas o caminho para onde vai o design da marca - só tenho a dizer: venham eles.


Lamborghini Sian - o que "perde" da fúria Lamborghini ao ser um híbrido (se bem que tão híbrido como colocar uma pilha de 9 volts num Hummer) mais que compensa no dramatismo e agressividade. 
Assegura também que no futuro próximo vamos continuar a ter um V12 ruidoso com que sonhar.


Hyundai i30 N Project C - o i30 N tem sido aclamado, por todos que o conduziram, como um dos melhores desportivos do mercado. Subtraiam algum peso e adicionem algum carácter de pista e o i30 N Project C promete ser uma galhofa.



Honda "e" - confesso que ao ver (finalmente) a versão de produção do Honda e parece um cachorrinho - só falta uma orelha arrebitada e outra caída e uma cauda a abanar. 
É tecnologicamente inferior...a quase toda a concorrência, mas sem dúvida um bom trabalho de design - especialmente no interior em que o ambiente Zen é perfeitamente encaixado num tablier de 5 ecrãs (se incluirmos os das câmaras que substituem os espelhos retrovisores).



...e o menos bom!
Honda "e" - sim, acabei de referir acima o Honda "e" de série e faço-o de novo porque é um pouco um balde de água fria. O design do interior é optimo, mas o exterior perdeu alguma da ousadia do concept original, é bastante caro comparado com a concorrência que oferece uma autonomia bastante maior. A Honda está apostar muito na resposta dos clientes ao design para exigir um preço premium mas creio que o BMW i3 provou que essa receita não funciona.


BMW Concept 4 - algo cheira mal no reino da Baviera. A sério que não percebo como é que de um lado temos engenheiros a construir de forma consistente magnificas máquinas como os Série 3 e 5 e serem os pioneiros dos eléctricos premium apenas para ter designers colocarem "isto" em cima. Este Concept 4 até pode ser mecanicamente genial mas é horrível de olhar. Gangrena é mais atraente. 
Parece que a BMW está a fazer um concurso para desenhar a grelha mais terrível - a do X7 foi a primeira e depois alguém no departamento de design da BMW disse "segurem a minha cerveja"...BMW PAREM COM ISTO!


Audi A1 CityCarver - alguém na Audi olhou para o Rover StreetWise e disse: "boa ideia".

0 comentários: