DieselGate - ponto de situação 25-09-2019

Há já algum tempo que não fazia um apanhado das notícias ligadas ao dieselgate e há bastantes novidades interessantes - ficam abaixo os principais desenvolvimentos como sempre sem tretas, conservantes ou adoçantes acrescentados.

Procuradores alemães acusam dirigentes da Volkswagen
Esta é talvez o maior desenvolvimento de todos do dieselgate - mas para avançar é preciso uma pequena introdução. Uma das questões mais importantes no dieselgate é saber quando é que a direção da VW soube da falsificação das emissões diesel - é que a única forma de investidores receberem qualquer tipo de indemnização depende de conseguirem provar que a direção ocultou isto dos investidores e não comunicou a falsificação de forma atempada como era exigida por lei. O valor das acções caiu 37% nos dias após o revelar do escândalo e se informados atempadamente os investidores podiam ter vendido as suas acções ou não comprado mais.

Voltando à atualidade procuradores alemães de Braunschweig acusaram formalmente o CEO da Volkswagen Herbert Diess, o Chairman Hans Dieter Poetsch e o anterior CEO Martin Winterkorn exatamente disso. Se até agora o dieselgate já custou à Volkswagen pouco mais de 30 mil milhões, se considerados culpados acrescentem muito mais que isso à conta!

Os advogados dos acusado contestam as acusações de que reteram informação útil - a procuradoria de Braunschweig discorda dizendo que tentaram chegar a um acordo com os americanos sem disponibilizarem toda a informação relevante. O dieselgate "veio ao mundo" em Setembro de 2015 - segundo a acusação Winterkorn (na VW desde 2003) sabia perfeitamente do assunto desde março 2015, com Poetsch a ser alegadamente informado em 29 de junho e Diess a 27 de Julho. Vamos lá ver se segue para tribunal.


Diess continua como CEO


Daimler\Mercedes multada em 870 milhões de euros
A Daimler foi multada pelas autoridades alemãs em 870 milhões de euros por incumprimento legal das emissões - a Daimler já disse que não irá recorrer. Aceita assim que a Daimler não cumpriu os seus deveres de supervisão em 2008 permitindo que certos automóveis contenham software ilegal que manipula as emissões. Esta admissão e multa porém não encerra os problemas da Daimler-Mercedes - ainda decorrem processos contra alguns indivíduos responsáveis por esta manipulação.


Fim do Honda diesel em 2021
A Honda anunciou que a partir de 2021 não terá na Europa qualquer oferta a diesel, alternando para motorizações eléctricas. A marca japonesa espera ter toda a sua gama electrificada até 2025.

0 comentários: