Toyota testa Prius com painéis solares

Curiosamente, depois da apresentação do Lightyear One a Toyota anuncia que em parceria com a Sharp e NEDO está a testar um Toyota Prius PHEV com painéis solares capazes de carregar a bateria de tração - até agora, os painéis solares apenas carregavam a bateria de 12 volts de acessórios.

Eu disse curioso não só pelo timing mas também porque parece que foi montado à pressa - agrafaram os painéis solares, não os incorporaram na carroçaria. O objectivo deste protótipo que ira ser testado nas ruas de Tóquio, para testar o impacto nos consumos dos veículos eléctricos.


Segundo a Sharp estes painéis têm uma espessura de 0.03 milímetros e com eficiência acima de 34% é capaz de gerar 860 W de corrente - 4,8 vezes mais que a tecto solar atualmente disponível no Prius, se bem que neste apenas vai para o sistema de 12 volts.

Segundo a Toyota, em condições óptimas (deixar o carro parado o dia todo, céu e painéis limpos, etc) este sistema é capaz de fornecer 44,5 km de autonomia eléctrica de origem solar - o que é basicamente a autonomia eléctrica do Prius PHEV.

Este sistema é para já apenas para testes e não há objectivos de colocar este sistema à venda...a curto prazo pelo menos.

0 comentários: