[update]Lightyear One apresentado

Um novo automóvel eléctrico de mais uma startup - o Lightyear One dos holandeses da Lightyear, mas este tem uma particularidade: tem um tejadilho equipado com painéis solares que permitem carregar a bateria de tração. Segundo a Lightyear, já estão reservados os primeiros 100 exemplares...a 119.000 euros cada.

Até agora os painéis solares em automóveis eléctricos (o Toyota Prius e Leaf 1) apenas trabalham com o sistema de 12 volts dos acessórios, não com a bateria de tração. É essa a novidade deste Lightyear One: os 5 metros quadrados de células foto voltaicas (que segundo a Lightyear são 20% mais eficazes que as células solares normalmente usadas) ajudam a carregar a bateria (da qual não há dados técnicos excepto que permite uma autonomia WLTP de 725 quilómetros.


Mas esqueçam a ideia de não terem que carregar na tomada (segundo a Lightyear diz apenas que numa noite recupera 400 km de autonomia) - segundo a própria Lightyear este sistema solar (dependendo de onde está) permite 12 quilómetros por cada hora parado ao sol, o equivalente a 20.000 km/ano...se estiver parado ao sol.
Fiquemos à espera de mais detalhes.


update 02-07-2019

0 comentários: