[update]Novo Renault Captur apresentado

Em termos dos SUVs compactos 2 modelos têm-se alternado no topo das vendas na Europa - o Peugeot 2008 e o Renault Captur. O novo Peugeot 2008 acabou de ser apresentado, portanto seria uma questão de pouco tempo até à Renault responder com o seu novo Captur. Mas neste momento é um segmento muito mais preenchido - será capaz de sobressair como a geração anterior?

Claramente inspirado no novo Clio 5 mas também ao Megane especialmente nas luzes diurnas dianteiras, e estreia uma nova traseira e assinatura luminosa minimalista. Tem um visual mais sofisticado que a geração anterior mas sem grandes exageros.




Relativamente à geração anterior é mais comprido (4,23 metros no total, mais 11 cm que antes), mas mesma altura e largura. Para os fãs da personalização exteriormente a Renault garante 90 combinações possíveis de cores exteriores entre carroçaria e tejadilho.

No interior a inspiração no novo Clio é clara - recebe o ecrã táctil do sistema multimédia no centro da consola (com 7 ou 9,3 polegadas) compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e o condutor pode ainda ter o "Smart Cockpit" que substitui o conjunto de instrumentos por um ecrã digital de 7 a 10,2 polegadas.



A distancia entre eixo aumenta em 3 centímetros permitindo um pouco mais de espaço interior (mais 40 milímetros de largura, mais 17 milímetros de espaço de pernas atrás e mais 15 milímetros de espaço de pernas à frente), o assento traseiro desliza em calhas para variar a capacidade de carga que pode atingir 536 litros (mais 81 litros que a geração anterior).

Mecanicamente falando este novo Captur é baseado na mesma plataforma CMF-B do novo Clio mas é 7 milímetros mais alto, 19 milímetros mais largo, 10 centímetros mais comprido e distancia entre eixo aumentada em 33 milímetros.


Debaixo do capot a gasolina o anterior 0,9 litros TCe é substituído pelo 3 cilindros de 1 litro turbo de 100 cavalos (que pode trabalhar a gas natural) e acresce o 4 cilindros turbo de 1,3 litros desenvolvido com a Mercedes disponível com 130 ou a 155 cavalos. A diesel mantém-se o 1.5 litros turbo diesel Blue dCi com 95 e 115 cavalos. Caixa manual de 6 velocidades mas alguns motores podem receber a caixa EDC7.

Mas a grande novidade é mesmo a versão E-TECH Plug-in: se a Peugeot apostou numa versão 100% eléctrica para o novo 2008, a Renault resolveu optar por um híbrida plug-in que combina um 4 cilindros de 1,6 litros atmosférico de 100 cavalos com 2 motores eléctricos (150 cavalos potência combinada) alimentados por uma bateria de 9,8 kWh que permite uma autonomia eléctrica de 45 quilómetros e atingir 135 km\h ainda em 100% eléctrico.


update 11-11-2019

0 comentários: