Caixas negras a caminho

O parlamento Europeu votou a introdução de novas tecnologias de segurança obrigatórias a partir de 2022. Na maior parte são sistemas já existentes em modelos topo de gama, mas também há novidades, como as caixas negras para todos.

Esta decisão advém do facto que o número de mortes nas estradas manteve-se estável (em 2018 morreram 25.100 pessoas nas estradas, menos 1% que em 2017) e portanto votou novas medidas para tentar atingir o objectivo de uma redução de 50% nas mortes na estrada até 2020.

Estas novas tecnologias passam a ser obrigatórias em novos modelos de automóveis a partir de Maio 2022 e nos modelos já existentes a partir de Maio 2024 - atenção que há novidades para ligeiros, comerciais e pesados. Então o que esperar nos automóveis a partir de Maio 2022?
- aviso de ultrapassagem de limite de velocidade;
- detector de sonolência ou distracção do condutor;
- detector de uso de cintos de segurança no eixo traseiro;
- travagem de emergência automática;
- câmara de marcha atrás;
- sensores de pressão nos pneus;
- caixa negra;
- controlo de alcoolemia antes do arranque;
Tirando os 2 últimos, são tecnologias que já existem mas na maioria dos casos apenas na lista de opcionais ou nas versões mais dispendiosas.

O controlo de alcoolemia para desbloquear a ignição já existe e é usada em vários países para os condutores de autocarros ou camiões - como vão integrar isso nos automóveis modernos é uma boa pergunta.

As "caixas negras" vão permitir o registo de imagens apenas antes, durante e após um acidente, e funcionará em circuito fechado: em cada arranque os dados anteriores são apagados se não conterem qualquer "evento/acidente".

0 comentários: