[update]Tesla Model Y apresentado

Durante a madrugada a Tesla apresentou um "SUV" mais pequeno e acessível que o actual Model X - este é o novo Model Y, deve chegar à Europa em 2021.

Curioso que fartava-me de ouvir pessoas a comparar o Model X com o Jaguar E-Pace ou o Audi E-tron SUV - mas só quem nunca viu um Model X ao vivo faz essa comparação porque devido ao seu preço e tamanho não tem (atualmente) qualquer rival: tem 5,04 metros de comprimento, mais de 2 metros de largura e 7 lugares coloca-o num patamar próprio. Mas com a concorrência a apertar (leia-se BMW iX3, Mercedes EQC ou Audi Q4 e-Tron) a Tesla apresentou uma versão mais pequena baseada no 3.
Com 4.70 metros de comprimento, e tal como o mano mais velho, o Model Y parece mais um 3 mais alto, com a suspensão ligeiramente subida, a traseira mais fluída e linhas mais arredondadas. Infelizmente não recebe as portas traseiras de abertura tipo asa de gaivota.

No interior temos basicamente o mesmo do Model 3 com o famoso ecrã de 15 polegadas que contem todos os controlos. Tal como no Model X poderá, como opção, ter 7 lugares. Recebe de série travagem automática de série, alerta de colisão, vigilância de ângulo morto mas o famoso Autopilot estará apenas disponível como opção.

Em termos de variantes inicialmente teremos a versão Long Range de tração traseira capaz de uma autonomia WLTP de 540 quilómetros seguidas das versões 4WD "Dual Motor" Long Range capaz de uma autonomia WLTP de 505 quilómetros e Performance que troca autonomia (apenas 480 quilómetros WLTP) por performances (acelera dos 0 à 100 km/h em 3,7 segundos quando as restantes versões não baixam dos 5 segundos). 

Mais adiante irá haver uma versão "Standard" do Model Y, mas deve demorar.
update 18-03-2019

0 comentários: