Morgan comprada por empresa italiana

Além do novo Plus Six a grande noticia é que ao fim de 110 anos a família Morgan cedeu controlo do ultimo construtor automóvel britânico ainda gerido por britânicos aos italianos da InvestIndustrial que adquiriu a maior parte das acções da empresa - curiosamente, a mesma empresa italiana também detêm 37.5% da Aston Martin.
Apesar de pequena a Morgan é um investimento interessante - produz em média 800 automóveis por ano à mão dos 190 funcionários na pequena unidade de Malvern. Tem uma lista de espera de vários meses (recentemente até teve trabalho para fazer um turno aos sábados), em 2018 facturou 33.8 milhões de libras e teve lucros de 3.2 milhões de libras - sem contar no facto "British" ao qual não se consegue dar um valor.

Financeiramente estão bem, mas o mundo automóvel está em evolução e este negócio era necessário para permitir a expansão da unidade de Malvern Link e o desenvolvimento de novos modelos. Não há grandes detalhes sobre o negócio - apenas que foi o produto de 6 meses de negociações, e apesar dos italianos deterem a maioria das acção a família Morgan ainda detém uma parte da empresa e o pessoal também recebeu acções.

Se o nome InvestIndustrial soa familiar é porque foi a InvestIndustrial que adquiriu e reinventou a Ducati salvando-a da falência, que mais tarde vendeu à Audi. E pelos vistos querem fazer o mesmo com a Morgan - os principais pontos que li de várias entrevistas:
- expansão da fábrica;
- novas plataformas e modelos, começando por um novo topo de gama;
- continuará a parceria com a BMW para o fornecimento de motores;
- electrificação fica suspensa para já mas não esquecida;

0 comentários: