Confirmado: Daimler e Geely juntos para a Smart

Nos seus 20 anos de existencia a Smart nunca deu lucro e se à primeira não consegues vencê-los faz diferente - a Mercedes assinou um acordo com a Geely para que estes, apartir de 2022, fabriquem o citadino na China.

A parceria com a Renault, com a partilha da plataforma do Twingo para os Fortwo, conseguiu as economias de escala necessárias mas as vendas nunca atingiram os objectivos - agora os alemães viram-se para outro parceiro: a Geely, que já detém a Volvo, Lotus e quase 10% da Mercedes. Assim, a próxima geração chegará em 2022, será 100% eléctrica e produzida na China.

A produção do ForTwo continua em Hambach (França) e o Forfour na Renault na Eslovénia até 2022, e em 2020 desaparecem os motores de combustão. A partir de 2022 a fabrica em França que produzia o Fortwo irá produzir o compacto eléctrico EQA.

Fica agora uma pergunta no ar - e o Renault Twingo? Será que vai haver uma 4ª geração? Será que a Renault vai se virar para a Nissan para conseguir partilhar os custos num segmento em que os lucros são cada vez mais pequenos?

0 comentários: