Volkswagen disponibiliza plataforma MEB

Segundo o jornal alemão Tagesspiegel a Volkswagen esta a abordar outros construtores para partilhar a sua plataforma modular para veículos eléctricos MEB, com a Ford a ser o primeiro potencial interessado.
Trata-se de uma decisão interessante em mais formas que inicialmente parece. A Volkswagen tem uma grande fama com as suas plataformas modulares conseguindo manter um inteiro grupo de marcas com menos de uma dezena de plataformas e agora que tem uma plataforma modular escalável especifica para veículos eléctricos que tem exibido com diferentes concepts: de um compacto, a uma carrinha comercial e agora vem aí um buggy de praia.

Mas a Volkswagen não quer só "fornecer" a plataforma, ela quer produzir os modelos da concorrência nas suas fabricas com esta plataforma - o que faz muito sentido. Afinal, porquê investir no desenvolvimento de um automóvel eléctrico e numa linha de montagem especifica para um produto para já ainda com saída limitada quando pode criar a sua combinação de Legos que é a plataforma modular da VW e pedir à VW para a produzir? A economia do desenvolvimento e instalação é capaz de compensar - se a VW não for avarenta e oferecer um bom negócio obviamente.

0 comentários: