Aliança Ford e VW - um resumo

A Ford e Volkswagen, via os seus chefes Herbert Diess e Jim Hackett, enfim anunciaram detalhes da sua aliança.
A ideia é reproduzir a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para reduzir os custos de desenvolvimento e produção, mas sem a compra de acções - a aliança Ford-VW será governada por uma direção separada dirigida por Hackett e Diess.

O primeiro projecto desta aliança é nos veículos comerciais com um plano para desenvolvimento conjunto de carrinhas e pickups médias (VW Amarok e Ford Ranger) globais apartir de 2022, com partilha de plataformas, motores e tecnologia para maximizar as economias de escala. Nos comerciais a Ford ira construir os modelos grandes de ambos os parceiros (Transit, Transporter e T6) na Turquia apartir de 2023 e a Volkswagen com as comerciais mais pequenas (próximas Caddy e Transit Connect) na Polónia onde actualmente é produzida a Crafter. Nas pickups a Ford irá produzir a próxima VW Amarok baseada na nova Ford Ranger apartir de 2022 para a Europa, América do Sul e África.

Actualmente construída em Hanover assim que a mudança ocorra esta unidade ira produzir as T6 de turismo e as várias variantes da futura I.D. Buzz apartir de 2022. A fabrica da Ford de Valência irá então perder a Transit Connect mas deverá receber o próximo Kuga.

Além da parceria nos comerciais, a Ford e VW assinaram um memorando de estudo de parceria nos automóveis eléctricos, autónomos e serviços de mobilidade - a Ford ira apreciar a ajuda da VW nos eléctricos, afinal a VW já tem uma gama quase pronta para lançar (novo e-Up, ID Neo em 2020 para substituir o e-Golf, ID Crozz crossover em 2020, ID Buzz em 2021 e ID Vizzion em 2022) e a Ford quase nada....actualmente (Mach 1 crossover para 2020, Focus eléctrico em 2023 e Kuga eléctrico em 2025).

Porquê esta parceria? Resumidamente dividir os custos de desenvolvimento e produção: ao contrario do mercado de passageiros o dos comerciais ligeiros está em crescimento (12% nos próximos 5 anos) e lucrativo (a Ford diz que tem uma margem de lucro de 13% nos comerciais na Europa) e juntos (VW e Ford) produziram 1.2 milhões de unidades - juntos devem conseguir mais e melhor.

0 comentários: