[update EuroNCAP]Jaguar I-Pace apresentado

Apresentado em 2016 como um concept temos enfim o modelo de série - o primeiro automóvel eléctrico da Jaguar e felizmente não se afastou muito do concept. Um modelo que para já terá apenas concorrência do Tesla Model X, mas muito em breve terá que lidar com os Mercedes EQ C, BMW X3 eléctrico e o Audi e-Tron quattro (este ultimo quando a Audi se decidir parar com os intermináveis concepts!).

O modelo de produção do i-Pace é ligeiramente mais estreito, mais alto, as jantes de 23 polegadas do concept desaparecem mas o design geral pouco mudou, especialmente o aspeto de cabine chegada à frente "cab-forward" que relembra o C-X75 que nunca viu a luz do dia (excepto no espelho retrovisor de James Bond). 

Certamente não o confundirá com os primos E-Pace (com quem partilhará a linha de produção na Áustria) ou o F-Pace - os faróis e a grelha dianteira são claramente Jaguar, o resto definitivamente não.



Mecanicamente é um modelo apenas disponível como 100% eléctrico e tem um motor em cada eixo permitindo tração integral - motores desenvolvidos pela própria Jaguar. Alimentados por uma bateria de 90 kWh os motores debitam um total de 400 cavalos e 696 Nm de binário acelerando as 2.2 toneladas de I-Pace dos 0 aos 100km\h em 4,85 segundos. Segundo o ciclo de homologação WLTP é capaz de uma autonomia de 480 quilómetros, mas segundo o mais exigente e realista circuito de homologação norte-americano da EPA o I-Pace consegue 386 quilómetros de autonomia. Claro que com uma grande bateria vêm longos tempos de carga - se conseguir encontrar um carregador rápido de 100kW consegue carregar a bateria em 45 minutos, mas na wallbox padrão de 7kW demora 10 horas.

Trata-se de uma carroçaria em cima de um skate que incorpora toda a mecânica e electrónica - mantém o centro de gravidade baixo, mantém uma distribuição de peso 50/50 e tem uma rigidez torcional superior ao do Type F.



O interior de série é muito mais convencional que o concept - moderno e minimalista tem 2 ecrãs tacteis com controladores rotativos tal como no Range Rover Velar.


Tal como os Renault Zoe e o mais recente Nissan Leaf, o i-Pace foi desenvolvido para ser conduzido apenas com o pedal do acelerador - ao levantar o pé do acelerador ele trava com o motor eléctrico apenas precisando do travão mecânico em algumas situações.


Com um comprimento de 4,68 metros o I-Pace é tem dimensões exteriores próximas de um Porsche Macan (o E-Pace tem menos 28 centímetros e o F-Pace mais 5 centímetros de comprimento), mas a Jaguar afirma que graças à mecânica colocada no fundo tem o espaço interior de um Cayenne - graças à ausência do motor à frente a distancia entre eixos é de quase 3 metros e ao designe da cabine puxada à frente. Para as suas bagagens, tem uma mala traseira de 665 litros (comm suspensão clássica - passa a 638 litros com a suspensão pneumática opcional) e outra à frente para alguns sacos.



A marca inglesa apresentou os preços referencia - o modelo S base arranca pelos 78.380 euros e irá até aos 102.600 euros pela First Edition, a unica versão que estará disponivel com o vermelho do concept.


update 06-12-2018

0 comentários: