DieselGate - ponto de situação 17-10-2016

Que nem uma telenovela portuguesa o dieselgate continua deprimente e sem fim, se bem que mais interessante. E sempre sem tretas, conservantes ou adoçantes acrescentados aqui no 4Rodas1Volante.

Reparação do motor 1.2 litros TDI recebe luz verde
A KBA aceitou a reparação proposta pela Volkswagen para o 1.2 litros TDI EA189 o que significa que mais 460.000 automóveis vão passar pelas oficinas pelo dieselgate. Neste momento, 5 milhões de um total de 8.5 milhões de automóveis na Europa receberam luz verde para serem corrigidos no âmbito do dieselgate. Este motor está instalado nos VW Polo, Seat Ibiza e Skoda Fabia e tal como o 2 litros TDI apenas precisa de uma reprogramação.


Advogados esfregam as mãos
Com o acordo nos EUA selado os advogados rapidamente apresentaram a sua conta - 332,5 milhões de dólares.


Italianos multam a Volkswagen
O governo italiano vai multar o grupo Volkswagen em 5 milhões de euros por enganar os compradores sobre as emissões diesel. A Volkswagen já disse que irá recorrer e provavelmente irá conseguir porque a VW não usa esse argumento para vendas ou publicidade como fez nos EUA com os Clean Diesel.


Tribunais alemães querem acelerar processos legais
O tribunal regional de Braunschweig anunciou que ao invés de julgar individualmente todos os processos colocados por investidores à VW vai escolher o julgamento de um caso como modelo para ajudar a resolver os restantes processos - neste momento o grupo VW já tem 170 processos legais de investidores à perna.
É uma medida inteligente já que todos estes processos baseiam-se exatamente na mesma queixa: que a VW não informou atempadamente, como era exigido pela lei alemã, investidores sobre o falseamento das emissões e que custou milhões aos investidores. Claro que provar isso é complicado - a Volkswagen sabia que os americanos estavam a investigar as emissões dos seus automóveis diesel antes de todo o escândalo rebentar a 22 de Setembro, mas o que a VW diz é que isto sendo o trabalho de um grupo de engenheiros que ocultou o seu trabalho não tinham forma de o saber, especialmente a direção do grupo. O tribunal de Braunschweig disse que durante o ultimo trimestre do ano ira escolher o processo que servirá de base para os seguintes.


Diesel Opel ilibados
Há algum tempo os motores diesel da Opel vieram à baila do dieselgate e a novidade é que segundo o Bild am Sonntag a KBA deu o seu carimbo de OK - segundo os alemães não há dispositivos/software a falsear as emissões. Mas (parece que há sempre uma "mas" quando se fala do dieselgate) confirma-se que em certas condições, que muitos dizem a Opel esta a abusar, os controlos de emissões são desligados para proteger o motor. O que é legal, mas um comité alemão e outro francês ambos concluíram que a Opel estaria a esticar o conceito de proteção longe demais. Mesmo assim, o 2 litros CDTI recebe o OK do KBA.

0 comentários: