Fiat seja bem-vinda ao Dieselgate

Parece que é oficial - a Fiat foi acusada pelo governo alemão de falsear as emissões diesel usando software especifico como a Volkswagen! Abaixo os detalhes como de costume sem tretas, conservantes ou adoçantes acrescentados.
Como escrevi no outro dia a Fiat devia reunir-se com a comissão de investigação alemã que está a investigar as emissões automóveis logo a seguir à Opel - mas o que aconteceu foi que a Fiat resolveu "ser italiana" e mandou os alemães passear nunca aparecendo para a reunião. Também foram fazer um choradinho ao governo italiano - o ministro italiano dos transportes "informou" o seu equivalente alemão que a Fiat estava a cooperar com as autoridades italianas e que se quiserem algo que falem com o governo italiano. Ou seja, não se metam com a Fiat

Algo que o ministro alemão Dobrindt não gostou obviamente, segundo os jornais não ficou muito satisfeito pela Fiat, mas resolveu fazer o que os italianos sugeriram e enviaram-lhes um relatório... que também mandaram à União Europeia e ao jornal Der spiegel. Boa governo italiano...

Segundo o Der Spiegel o relatório diz que, seguindo as denuncias da Bosch, foi provado em laboratório que a Fiat está a usar software no Fiat 500X equipado com o 2 litros diesel para desligar o sistema de limpeza de emissões ao fim de trabalhar 20 minutos - o teste oficial para aferir emissões dura exatamente 20 minutos depois do arranque, os italianos programaram o motor para desligar depois de 20 minutos passados, logo nos testes as emissões são boas mas na via real não. Tão simples quanto maquiavélico.

Limpar as emissões tem um custo - consumos mais elevados e perda de potência. Construtores automóveis não aumentam a potência apenas para que possamos andar mais depressa, é também para compensar os vários filtros colocados para limpar as emissões. A Fiat, tal como a Volkswagen, parece ter escolhido o caminho de fazerem batota.

Na sexta-feira o valor das ações da Fiat caíram 1,8% quando se soube que não compareceram à reunião e os ministros alemão e italiano começaram a trocar galhardetes - de quanto será a queda na segunda-feira quando os mercados reabrirem com esta noticia em mente?

0 comentários: