Lisboa é a "Cidade Mais Congestionada" da Península Ibérica

Não olhem para mim, quem o diz é a TomTom cujo "Índice de Tráfego Global Anual" analisa congestionamentos de trânsito em 295 cidades de 38 países de seis continentes e ontem divulgou pelo quinto ano consecutivo o Índice de Tráfego Global Anual e em 2015 a Lisboa recebeu o troféu da cidade mais congestionada na Península Ibérica.
De acordo com o estudo, Lisboa apresenta um nível de congestionamento geral de 31%, um aumento de 2% relativamente a 2014. No último ano os condutores lisboetas passaram em média mais 35 minutos por dia no trânsito, para um total anual de 136 horas na estrada. O dia mais congestionado de 2015 em Lisboa foi 19 de março. Já a cidade do Porto regista um nível de congestionamento inferior de 23%, resultado idêntico ao ano passado. No último ano os condutores portuenses passaram em média mais 27 minutos por dia no transito, para um total de 104 horas na estrada. O dia mais congestionado de 2015 no Porto foi dia 23 de Dezembro. 

As manhãs de segunda-feira (Porto), as manhãs de terça-feira (Lisboa) e as tardes de sexta-feira (Lisboa e Porto) são os períodos com maior nível de congestionamento. Os níveis de congestionamento em autoestrada, por contraste com dos restantes itinerários, situam-se, respetivamente, nos 14% e 32% em Lisboa e nos 16% e 27% no Porto. 

Para referencia ibérica, Madrid teve um nível de congestionamento de 23%, ultrapassado apenas por Barcelona (28%) e Palma de Maiorca (27%). As cidades de Valência (21%) e Corunha (21%) completam o top de cidades espanholas com maior índice de tráfego.

0 comentários: