Novo Dacia Duster e caixa Easy-R em Frankfurt

Até ao fim de 2015 os Logan, Logan MCV, Sandero e Sandero Stepway vão estar disponíveis com a caixa manual automatizada de 5 velocidades Easy-R acoplada ao motor a gasolina TCe de 90 cavalos e 140Nm de binário.

Como toda a gama recebe Start-Stop e segundo a Dacia faz consumos médios de 4.9 litros/100km que é o mesmo que a versão de caixa manual faz.

É uma caixa manual mas uma série de actuadores electromecanicos que substituem a embraiagem a apertar a embraiagem, mudar a velocidade e libertar a embraiagem. Esta tem 2 modos de funcionamento Drive (o computador selecciona as mudanças conforme as condições) e Manual (o condutor selecciona a velocidade que quer).

Mas as novidades mecânicas não acabam por aqui - a nível de motores a mudança para Euro 6 significa que todos os motores Dacia recebem Stop-Start com e recuperação de energia e os motores a diesel recebem filtro de NOx. Segundo a Dacia com a conversão à norma Euro6 houveram reduções de consumos entre os 0.1 litros/100km (nos Sandero, Logan e Logan MPV com o TCe 90 cavalos a gasolina) a 0.5 litros/100km (no Duster dCi 110 cavalos a diesel).

O Duster recebe mais equipamento e alguns detalhes visuais a que a Dacia chama: o Duster Edição 2016.
O Duster Édition 2016 pode receber exteriormente novas jantes de liga leve pretas diamantadas de 16 polegadas e a cor Olive Grey é substituída por pelo Verde.


No interior surgem 2 novos acabamentos "Silicon black" e "Féderer grey on black" no assentos e o MEDIA-NAV Evolution passa a estar disponível em alguns modelos e pode receber também câmara de marcha-atrás.


O MEDIA-NAV Evolution é uma evolução do MEDIA-NAV já disponível com algumas funções acrescidas:
- o GPS recebe informações de transito TMC e rotas alternativas
- assinala Pontos Negras (locais de acidentes)
- conectividade com smartphone via aplicação dedicada (Android ou iOS) para acesso a multimédia, Facebook, Twitter e outras funções
- botões no volante para aceder ao reconhecimento de voz do smartphone (SIRI)
- novo interface
- streaming audio via Bluetooth

O Dacia Duster passa a estar disponível com um novo motor a gasolina de 1.6 litros compatível com a norma Euro6 - debita 115 cavalos de potência e 156 Nm de binário. Já o motor 1.5 dCi foi revisto e passa a debitar mais 20 Nm de binário

A edição 2016 terá, em alguns mercados uma nova série limitada chamada Duster Urban Explorer com os packs Baroudeur/aventura e Look.


Exteriormente recebe novas protecções para os abas das rodas e parte inferior da carroçaria, jantes novas, espelhos retrovisores em preto metalizado, vidros traseiros escurecidos, protecções do cárter e traseiras e barras de tejadilho.

No interior recebe volante de couro e o sistema multimédia MEDIA-NAV Evolution.

0 comentários: