F1 vista pelos pneus - Vitória de Button no Grande Prémio do Canadá

Mais uma vez o Grande Prémio do Canadá foi uma corrida espectacular, caracterizada por múltiplas saídas dos carros de segurança e muito drama, onde os pneus representaram um papel central. Depois de um prolongado período de bandeira vermelha por causa da chuva, reclamou a sua primeira vitória da época, tendo usado três tipos diferentes de pneus da gama Zero de Fórmula 1 da Pirelli.

Button ultrapassou Sebastian Vetell na última volta para ganhar a corrida, apesar da colisão com o seu colega de equipa, uma penalidade em drive-through, e cinco paragens nas boxes: que num momento da corrida colocou o inglês em 21ª posição. Mas mudanças de estratégia em virtude das condições meteorológicas sempre a mudar – e também uma pilotagem fantástica – levaram-no à vitória da corrida mais dinâmica da época.
A corrida começou com condições de chuva atrás do carro de segurança pelas primeiras quatro voltas, o que significou que todos os carros começaram com os pneus de chuva PZero Orange (Laranja): a primeira vez que este pneu foi utilizado este ano. Button foi o primeiro a mudar para os pneus intermédios PZero Blue (Azul) na volta oito, o que foi a estreia destes pneus em competição.

Mas a chuva voltou ao fim de meia hora do início da corrida, voltando a trazer o carro de segurança. Pouco depois, na volta 24, a corrida teve nova bandeira vermelha pois as condições eram impossíveis para conduzir. De acordo com as regras, as equipas têm a possibilidade de mudar de pneus e trabalhar nos seus carros durante a espera.
A corrida recomeçou atrás do carro de segurança, uma vez mais com os pneus PZero Laranja. A chuva cessou e com a pista parcialmente seca apresentou condições aos pilotos da frente mudarem para os pneus intermédios e depois para pneus slicks. Button fez uma paragem final para mudar para os pneus supermacios PZero Red (Vermelho) na volta 51 para ganhar a corrida por 2,7 segundos.
Vettel – que liderou todas as voltas excepto a última – acabou em segundo lugar com os pneus supermacios PZero Vermelhos depois de três paragens, enquanto o seu colega de equipa Mark Webber foi terceiro. As últimas oito voltas trouxeram uma batalha frenética para os lugares do pódio, com Vettel a defender-se de Button, Webber e do piloto da Mercedes Michael Schumacher, antes de ter incorrido num raro erro.
No final, quase quatro horas e meia depois do início da corrida, o Director de Motorsport da Pirelli Paul Hembery disse: “Este foi um dos mais excitantes e imprevisíveis grandes prémios que vimos esta época, com uma condução fantástica de Jenson Button e os três lugares do pódio a serem decididos na última volta. Tivemos finalmente uma corrida com chuva, o que veio mostrar a eficácia do nosso pneu de chuva PZero Laranja e também do pneu intermédio PZero Azul. Quando a corrida recomeçou foi interessante para nós correr com o pneu de chuva e o pneu intermédio até ao ponto de mudança, o que nunca tínhamos feito na competição. Isto provou ser um ponto crucial na estratégia como mostraram tanto Button como Vettel. Gostámos muito de ver Kamui Kobayashi que também fez uma condução fantasticamente inspirada numa corrida que valeu a pena esperar: a batalha final par ao pódio foi sem dúvida um dos pontos altos do ano até agora.”
S = Composto macio
SS = Composto supermacio
W= Pneu de chuva
I= Pneu intermédio
N = Composto novo
U = Composto usado
DT = Passagem nas boxes sem paragem
NC = Não classificado
A última coluna indica o número total de paragens nas boxes.

Por Célia C.

0 comentários: