[update]Piech demite-se!

A Autonews publicou mais detalhes sobre a saída de Piech que pelos vistos foi por algo que já adivinhava - quando Piech veio a publico, depois da 1ª reunião, dizer que tudo estava bem e que iria avançar com Winterkorn eu disse que Piech não iria ficar por aqui - aparentemente foi apanhado a tentar dar a volta à situação e foi isso que lhe custou o lugar.

Segundo a Autonews (via Reuters) cita uma fonte dentro da VW que depois de se ter confirmado que Piech tinha abordado a família Porsche para que o actual CEO da Porsche Matthias Mueller tomasse o lugar de Winterkorn, a comissão de trabalhadores e o estado da Baixa-Saxónia decidiram que isso era a "gota de água" e meteram os pés à parede - marcaram segunda reunião de emergência e basicamente disseram a Piech demita-se ou será demitido. Algo que significa que ninguém na direção, nem a família Porsche que Piech abordou estava com ele. Piech saiu mas não esquecer que detém 13.2% da Volkswagen - irá vender como tinha ameaçado fazer ou será que vai jogar nos bastidores? Duvido que tenhamos ouvido a última de Piech portanto fiquem de olho.

Mas não deixa de ser o fim de uma era - Piech basicamente geria a VW a seu prazer e quem lhe fizesse frente rapidamente encontrava a porta da rua. Mas desta vez, e por agora, parece que mordeu mais do que conseguia engolir. Mas isso significa que Winterkorn ganhou? Sim e Não - sim porque livrou-se de Piech e até poderá ser benéfico para a VW em geral que agora não tem que se preocupar com Piech a ditar a sua vontade, mas Não porque Winterkorn manteve o seu lugar graças ao sindicato dos trabalhadores o que significa que terá as mãos atadas em muitas questões - Winterkorn tinha iniciado um plano em 2014 para poupar 5 mil milhões de euros na produção automóvel até 2017 mas com toda a negociação necessária com os sindicatos só conseguiu até agora poupar 1.5 mil milhões e teve que despedir a consultoria que lhe estava a auxiliar no esforço.

Outro pormenor que me deixa também a pensar se foi um passo no caminho certo - Piech chegou onde estava porque além de um grande engenheiro (criou o sistema de plataformas que tornou a VW no que é actualmente) era um grande líder e quando construtores automóveis não têm um grande líder à sua frente coisas como Ssangyong Rodius podem acontecer

Post original de 25-04-2015
O chairman da Volkswagen Ferdinand Piech demitiu-se! Sinceramente não via esta a chegar, mas parece que perdeu a disputa com o CEO Martin Winterkorn. 

A sua esposa Ursula também se demitiu e o lugar de Piech será ocupado por Berthold Huber temporariamente.

0 comentários: