[novo video no fim]Porsche Macan apresentado

O configurador do Porsche Macan já está disponivel - quer um?

Post original de 21/11/2013
A Porsche acabou de apresentar o seu novo Macan, ou como muitos lhe chamam "Porsche do Povo Parte 3" - em clara referencia às anteriores tentativas (falhadas) de ter um modelo acessivel: o 914 e 924. Devemos levá-lo a sério ou goza-lo como o sonho molhado dos contabilistas da VW?

 
Antes de mais sejamos directos - para todos os efeitos o Porsche Macan é baseado no Audi Q5, já que dentro do grupo VW é a Audi que responsavel pelo desenvolvimento dos SUV's médios e grandes. Mas a Porsche quis assegurar que apesar do DNA AUdi que o Macan seja bastante diferente. É mais longo em 7 centimetros, mais largo (+2 centimetro) e mais baixo (-4 centimetros), frente mais afiada/mergulhante e a ausencia das barras no tejadilho dão-lhe um ar mais desportivo - um pouco de Cayenne reduzido à escala.
 
Debaixo do capot a gasoleo apenas vai existir o V6 de 3 litros TDI com 258 cavalos (médias anunciadas de 6.1l/100km) e a gasolina recebe os mesmos motores do Panamera, em particular o novo V6 de 3 litros biturbo de 340 cavalos que esta no modelo de topo Macan S que atinge 254 km\h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos.
 
Mais adiante deverá chegar o Macan Turbo com uma versão do mesmo motor mas puxado a 3.6 litros com 400 cavalos capaz de acelerar dos 0 aos 100km\h em 4,8 segundos e atingir 266 km\h. Claro que pelo meio também temos que contar com as melhorias do Sport Chrono disponivel em todos os motores a gasolina. Mais adiante deverá chegar uma versão mais acessivel com o 4 cilindros 2 litros do Audi S3 com 300 cavalos e a obrigatória versão hibrida. Mas há um pormenor na ficha técnica que a Porsche não conseguiu melhorar - o peso. O peso vazio começa nos 1.9 toneladas e passa as 2 toneladas nas versões mais potentes.
 
Todos os Macan vão estar disponivel com tração integral e caixa DSG de 7 velocidades de série que permite distribuir o binário entre os 2 eixos (Porsche Torque Vectoring) com a possibilidade (em opção) de bloquear o diferencial traseiro (Porsche Torque Vectoring Plus) e suspensão pneumática com variação da distancia ao solo. Mas a lista de opcionais deverá ser tão longa como no resto da gama...
 
No interior temos o carateristico "ambiente Porsche" inspirado na restante familia, tirando o volante que parece ser novo.


 
E será capaz de todo terreno? A possibilidade parece estar lá mas sinceramente não vejo o Macan fazer muito, e ela não parece ter os sapatos certos para a lama...sim, boca foleira ao provavel maior publico-alvo deste Macan.
E sera que é a terceira que a Porsche acerta com um modelo acessivel sem diluir o valor da marca? Bem, há sempre esse risco e sei de um Porschista que deve estar mais fulo que um Benfiquista no dia seguinte a uma derrota face ao Sporting (se tal coisa vier a acontecer, algo que não sei porque não vejo futebol), mas a verdade é que especialmente na China em que a cultura automovel é completamente diferente o potencial de sucesso é enorme...e sejamos sinceros, é lá que esta o dinheiro.
 

Novos videos - 22/11/2013
Novo video - 27/05/2014

2 comentários:

  • Ricardo Morgado says:
    22 de novembro de 2013 às 13:37

    A senhora é muito alta ou este SUV é muito baixo mesmo? (e não me refiro a baixo para as pseudo aptidões de todo o terreno)

  • Turbo-lento says:
    22 de novembro de 2013 às 15:17

    Acho que é mais ela...