Rotunda vs cruzamento segundo os Mythbusters

Rotundas, ou também conhecidas como "obras para politicos de treta mostrarem que fazem algo de jeito mesmo sendo mais burros que uma porta", são quase desconhecidas nos EUA. Daí que os Mythbusters resolveram testar o que é mais eficiente - o comum cruzamento de 4 saidas à americana ou uma rotunda de 4 saidas.
 

3 comentários:

  • Anónimo says:
    13 de outubro de 2013 às 12:23

    Desconfio que cá em Portugal muitas das vezes as rotundas não são feitas tendo em conta a eventual eficiência mas apenas para dar igual prioridade a quem sai de estradas de menor prioridade o que subverte um pouco a ideia de haver estradas com diferentes prioridades ou então para obrigarem os condutores a abrandar ao chegarem a certas zonas.

    Humberto

  • Henry Solberg says:
    14 de outubro de 2013 às 11:37

    @Humberto. Caro leitor aconselho-o a ler novamente o livro de código! Sair de estradas com menor prioridade? Onde viu isso? As estradas são todas iguais!

    Agora as rotundas até podem não ser uma invenção fantástica a nível de escoamento de tráfego mas pelo menos não são tão perigosas quando um desgovernado passa vermelhos!

  • Turbo-lento says:
    22 de outubro de 2013 às 15:42

    Antes de mais caro Humberto, não se ofenda por não colocar a sua resposta porque creio que não se ganha nada em abrir um despique por causa de uma não questão.

    Percebo o que queria dizer - que todas as estradas ao entrarem numa rotunda são iguais em termos de prioridade ao invés de um normal cruzamento (sem semáforos) em que há sempre uma ou mais vias que perdem prioridade ou uam delas que é definida como "via principal".

    Creio que a rotunda é melhor que um cruzamento mas infelizmente neste pais em que os presidents de camara se acham Reis do seu dominio, rotundas tornaram-se como formas de exibição de trabalho bem feito.
    E assim acabam as vezes por ser mais perigosas que um cruzamente classico