BMW - o que está para vir

Costuma-se dizer que quem não arrisca não petisca - e quem não sabe mais acerca desse adágio que a BMW que parece não haver tipo de mercado que esteja vedado. Curioso quando recordo o furor quando ousaram usar motores diesel - agora atacam tudo.
Mas antes de abordar o tema em que penso, eis um breve calendário do que podemos esperar da BMW:
2014
- Active Tourer (monovolume 5 lugares)
- Serie 2 coupe
- Serie 4 descapotavel
- M4 e M3
- X4
- Mini3
 
2015
- Grand Tourer 7 lugares
- Serie 2 descapotavel
 
2016
- Serie 1 4 portas (berlina)
- X2
 
Portanto, além de 2014 ser um ano com muitas novidades, que há para falar? Tração dianteira. Apesar de todas as barreiras que a BMW quebrou até agora (vão ter um monovolume!) tudo rodava em torno de algo constante - todos os BMW têm de oferecer uma experiencia de condução diferente e apenas a tracção traseira pode dar isso. Bem, isso era o que o pessoal da BMW achava até que saíram os resultados daquela sondagem aos proprietários dos Serie 1 que não sabiam para onde ia a potência nos seus carros.

A verdade é que o mundo mudou, bem como os clientes da marca. E a BMW abraçou esta mudança, também já que isso significa economias de escala com a Mini. O serie 1 vai manter a tração dianteira até 2018 e em 2014 chega a Serie 2 com as versões cábrio e coupe do série 1 - mas já para o ano, chega o active Tourer: o primeiro monovolume de 5 lugares e primeiro tracção dianteira da BMW. Mais adiante recebe uma versão alongada para 7 lugares (de 4,36 metros para 4,61 metros): o Grand Tourer.
Esta plataforma irá também dar origem a versão 3 volumes (4 portas) do Série 1 e ao X2 em 2016.

A questão é - será que a BMW consegue fazer esta vingar? Tal como os modelos X, ou falhará como aconteceu nos GT? Se eu tivesse uma bola de cristal...

0 comentários: