Suspensão regenerativa a caminho

Todos nós ouvimos falar dos sistemas de travagem regenerativa - aqueles sistemas que quando tiramos o pé do acelerador aproveita a rotação da roda para gerar energia que pode ser usada para carregar a bateria de um electrico ou hibrido. Pois a ZF e a Levant Power dizem ter desenvolvido um sistema de suspensão activa com regeneração de energia.
 
Também já ouvimos falar das suspensões activas, que começam a estar disponiveis em segmentos mais baixos, e oferecem mais conforto e comportamento ajustando constantemente as suspensões às condições da estrada. E ai entra o sistema GenShock que além de conseguir tudo isto que citei acima é (supostamente) mais barato que os sistemas actuais e capaz de aproveitar o movimento para cima e para baixo do amortecedor para gerar energia.
 
O elemento principal é um componente chamado Activalve que combina motores electricos e hidraulicos - o fluido hidraulico do amortecedor passa pela valvula onde o motor electrico pode ser usado para controlar o movimento do fluido pela bomba (controlo da suspensão) ou pode usar o movimento do fluido para gerar energia. Quando pior a estrada, mais movimento do fluido nos amortecedores, mais energia recuperada. Mais uma vantagem deste sistema - como cada roda é controlada individualmente (subir e descer), este sistema torna desnecessário o celebre macaco que todos temos no automovel para mudar um pneu furado.
 
Este sistema recupera energia que normalmente seria perdida como calor - agora fica a pergunta no ar: todos os sistemas instalados num automovel consomem energia, será que a quantidade de energia que recupera é significativa relativamente à consumida? Infelizmente ainda não disseram, mas é mais um sistema que em breve vai tornar-se comum nos automoveis - sistemas que recuperam o máximo de energia que normalmente é perdida.

0 comentários: