Reduza as suas emissões

Do seu automóvel queria eu dizer - um projecto interessante que esta à procura de fundos no Kickstarter: o CO2ube promete reduzir as emissões de CO2 do seu automóvel sem grandes alterações. O CO2ube é um filtro que se encaixa a saída do escape e graças à combinação de algas e hidróxido de sódio filtra o CO2.
 
A Ecoviate já produziu e testou vários protótipos e procura agora avançar na produção em massa - só tem um problema: cada um custa 45 dólares e só da para 8 a 10 semanas, 1 filtro a cada 2 meses. E será que esta restrição de fluxo do gás de escape não danifica o motor?
 
Gostei do pormenor de terem arranjado uma linda jovem para ilustrar o quanto fácil é a instalação.
 

1 comentários:

  • Anónimo says:
    7 de agosto de 2013 às 08:55

    Ora aqui está o perfeito exemplo de um produto especialmente concebido para resolver um problema que não existe

    (ler os comentários:
    http://www.4rodas1volante.com/2013/04/regras-de-emissoes-relaxadas.html

    http://www.4rodas1volante.com/2013/03/volkswagen-rejeita-hfo-1234yf-ue-ameaca.html )

    e que ainda tem excelentes probabilidades de criar novos problemas.


    A única vantagem que lhe encontro é a de poder aliviar o peso das carteiras de pessoas que sentem que as têm demasiado pesadas e que já não sabem de que mais maneiras hão-de desperdiçar o dinheiro.

    Gastar 45 dólares a cada 2 meses e meio por um novo (chamam-lhe) filtro só para se ter uma nova recarga de hidróxido de sódio (vulgarmente conhecido como soda cáustica)?
    É incrível o descaramento de certas pessoas que fazem de tudo para “ganhar” dinheiro.

    Isto é extorquir dinheiro em nome de uma consciência ambiental deturpada a quem ainda acredita em histórias fantasiosas como o aquecimento global de origem antropogénica ou em histórias de produtos milagrosos que muito prometem... mas que nunca cumprem.


    É de sublinhar que se trata de uma reacção química e não de uma filtragem. Não é um filtro. Seria um filtro se em vez de hidróxido sódio fosse utilizado carvão activado, aí sim.


    É curioso que acrescentem algas alegando que a fotossíntese iria ajudar nesta redução da emissão de CO2 dado que o que verdadeiramente acontece é apenas uma reacção química entre a soda cáustica e o CO2 e tendo em conta a quantidade de soda cáustica que o tubo consegue fisicamente conter de modo a utilizar-se a maior superfície de contacto possível e sem obstruir completamente a saída... só com uma mente muito “criativa” se poderia imaginar que a soda cáustica utilizada duraria mais do que algumas centenas de metros percorridos e com uma baixíssima taxa de eliminação de CO2 quanto mais durar 8 a 10 semanas.

    Quem, no seu juízo perfeito, acredita que conseguiram seleccionar algas que resistem ao calor dos gases de escape, como também alegam?
    É que nem sequer interessa que essas algas colocadas no interior de um tubo de plástico preto não apanhem qualquer luz solar para a dita fotossíntese pois o intenso calor dos gases de escape fariam qualquer alga ficar ressequida e reduzida a pó em poucos minutos, se não segundos!


    Como se ainda não bastasse, ainda temos que o tubo que estes miúdos projectaram (e aparentemente com muitos adultos a apoiá-los)
    https://s3.amazonaws.com/ksr/assets/000/761/095/e45bbd6cdcdc166bd0d515d06d7ce108_large.png?1374266145
    funciona na perfeição como um bloqueio à saída dos gases de escape e, como qualquer coisa que bloqueie os gases de escape, isso significa tão somente que o motor vai sofrer devido a uma inevitável combustão deficiente e são vários os problemas que daí podem advir.

    Caro Turbo-lento, afirmar que tem apenas o problema de custar 45 dólares e só dar para 8 a 10 semanas... é extraordinário!
    A questão é que é uma aldrabice de todo o tamanho, um embuste, um esquema para ganhar dinheiro fácil bem ao estilo dos melhores burlões que se aproveitam da credulidade e falta de sentido crítico das pessoas mais ingénuas.


    Humberto

    P.S. - voltando a olhar para a foto dessa invenção aparentemente feita com material que se compra em qualquer loja de ferragens podemos ver que fica consideravelmente mais saído que o para-choques e, em caso de acidente (alguém bater por detrás), todos sabemos o que isso significa, não é verdade?