O futuro da industria automóvel...talvez na sua casa

Nas aulas de biologia aprendi que muitas características passam de pais para filhos. E não é só a cor do cabelo ou as feições - sabiam que até a forma como cruzamos os braços é transferida geneticamente? Ao ver o meu pequeno de 5 anos acho que o gosto pelos automóveis também pode ser genético - gosta de folhear as revista de automóveis e é capaz de identificar correctamente os Ferrari (curiosamente também não gosta do aspecto do California).

E a pensar no meu rapaz, não posso deixar de recordar o meu caminho no gosto pelos automóveis.

Começou com este pequeno Peugeot 205 Turbo 16 nas cores da Peugeot Sport da Matchbox, e na escola primária os cadernos (sebentas como lhe chamávamos) de matemática rapidamente foram preenchidas com todo o gênero de designs.

Infelizmente como apenas tinha papel quadriculado, réguas, esquadros e o talento de uma criança de 5 anos não se consegue desenhar algo...curvo - acho que enfim consigo explicar os Volvo 240, 740 ou o Renault 21!


Já em casa encontrei outro material de eleição para a minha "expressão automóvel": os Legos. Cheguei a ter um saco do meu tamanho cheio dos vários tijolos de plástico. Eram ótimos para fazer casas, prédios, cidades, barcos e aviões - os vários tijolos eram perfeitos para o corpo e placas planas para as asas ou outros componentes planos.

Tinha também algumas rodas o que me permitiu construir o primeiro carro a 3 dimensões - algo que a minha mãe disse "que caravana tão bonita". E ai estava o problema: apenas conseguia estruturas principalmente quadradas/rectangulares, e por mais que tentasse fazer um automóvel realista com Legos o resultado final parecia sempre algo tirado do Teletexto.

Para os teenagers que não sabem o que o Teletexto e não perceberam a metáfora, tal como os Legos, as imagens do teletexto são feitas com pequenos quadrados. A única maneira de fazer algo parecido com uma curva é usar um enorme número de peças - porque é que acham que este BMW i8Ford Explorer ou este Camião da Goodyear foram feitos à escala real?

Pela mesma razão que os sensores das câmaras fotográficas digitais usam milhões de pixeis quadrados(MegaPixeis) - são precisos milhares de quadrados para conseguir fazer algo que se parecesse a uma linha curva.

Mas eis que redescobri algo - o Lego Techinic. Não é apenas aquele Lego normal que conhecemos, tem inúmeros conectores, engrenagens, eixos, bombas de ar para operar um sistema hidráulico e até sistema eléctrico!

Um verdadeiro Meccano mas de plástico - tenho neste momento nas mãos um kit que me permite construir um reboque e que além de permitir criar algo parecido com um veiculo automóvel, permite construir as entranhas, a mecânica da coisa. Design é moda, mecânica exige gênio.

Temos a transmissão, os braços da suspensão, a direção e é possível termos o motor com os pistões a subir e a descer. Até um diferencial para montar. É brilhante e educacional ao mesmo tempo - alguém sabe o que é um diferencial ou para que serve?



Eu duvido que consiga explicar, mas com o Lego Techinic consegue-se aprender brincando. E qualquer psicólogo dirá que também funciona muito bem com crianças.

E o melhor disto tudo? É possível desmontar e fazer novas combinações, ou até usar outro kit de Legos para melhorar, expandir ou simplesmente criar algo de novo. E no meio deste "brincar", quem diz que o seu filho/filha não cria algo de novo? O futuro da industria (não só automóvel mas sendo este um blog de automóveis façamos de conta que mais nenhuma interessa) pode estar em sua casa à espera de ser descoberto. Não se acredita? Já leu sobre a plataforma MQB da Volkswagen - é que parece Lego autentico.

Sei que ainda há pouco tempo recomendei ao Ministério da Educação que o curso de mecânica básica para mulheres do ACP fosse obrigatório a todos os rapazes do Preparatório e Secundário como forma de salvar o "homem", venho a agora completar essa recomendação - que todas as crianças da Primária recebam um kit Lego Technic. Salve o futuro da industria automóvel em Portugal! E provavelmente reduzir o bullying nas escolas ao mesmo tempo: mante-las ocupadas.

Mas infelizmente há um problema com esta maravilha do Lego Techinic que tenho nas mãos - o meu pequeno só tem 5 anos (talvez um pouco novo demais) e pelo que vejo não inclui uma pinça para tirar os blocos de Lego que vão parar inevitavelmente pelo nariz acima. E já que estou neste tema, o que comprar para a minha cara-metade?
Escolhas, escolhas...

2 comentários:

  • Ribeiroplace says:
    30 de janeiro de 2013 às 21:24

    Não me importava de receber essa caixa da Lego hà uns 15 anos atrás. Um exemplo do futuro da indústria automóvel é a marca Dacia, comprada pela Renault, de origem Romena onde os salários são baixos, todos os modelos partilham as mesmas plataformas e partilham um sem fiz de peças entre eles, resultada: carros com um baixo custo de produção. Por estas e por outras já chamam à Dacia a galinha dos ovos de ouro da Renault.

  • Anónimo says:
    31 de janeiro de 2013 às 10:15

    Legos....a minha juventude