Últimos resultados do EuroNCAP

E mais 15 modelos tiveram um fim de encontro final com uma parede, cortesia do Euro NCAP sempre decidido a determinar quais os modelos mais (ou menos) seguros. E todos conseguiram atingir as 5 estrelas máximas possíveis, excepto o Dacia Lodgy que apenas conseguiu 3. A lista é:

Dacia Lodgy – 3 estrelas
Fiat 500L – 5 estrelas
Ford Fiesta – 5 estrelas
Ford Kuga – 5 estrelas
Hyundai Santa Fe – 5 estrelas
Mercedes Classe A – 5 estrelas
Mitsubishi Outlander – 5 estrelas
Opel Mokka – 5 estrelas
Range Rover – 5 estrelas
Seat Leon – 5 estrelas
Seat Toledo – 5 estrelas
Skoda Rapid – 5 estrelas
Subaru Forester – 5 estrelas
Volvo V60 Plug-In Hybrid – 5 estrelas
VW Golf – 5 estrelas

Ainda recentemente um leitor brasileiro comentava porque é que devia comprar um automóvel europeu quando os chineses são mais baratos - porque fazer um automóvel seguro sai caro. Olhando para os resultados do EuroNCAP do Dacia Lodgy dá para perceber - apenas conseguiu 3 estrelas na ultima ronda do EuroNCAP. Se a Renault elegeu a segurança, para a Dacia é o preço que manda e isso é visível. Pelo vídeo podemos ver na colisão frontal que os pilares dianteiros e fundo deformam. A proteção do condutor (incluindo a eficiência do encosto de cabeça) no choque lateral, e equipamentos de segurança (ou ausência dos mesmos) são também criticados. E é ai que entra um "ponto a favor" da Dacia e que já tinha chamado à atenção sobre os testes do EuroNCAP - muito da pontuação depende da presença de sistemas electronicos, e no caso do Lodgy (que é basicamente um Kangoo) não há controlo de estabilidade ou outros.


Partindo para o outro extremo da escala creio que é importante também falar do novo Classe A - há já algum tempo que a Mercedes criou a regra que todos os seus modelos têm de conseguir - o novo Classe A não é excepção (Premium a quanto obrigas). Mas 2 resultados piores sobressaem - na proteção aos peões 93% (mesmo que um Volkswagen Golf 7) e na proteção de crianças 81% (o novo Seat Leon consegue 92%). Alguns pontos a melhorar.



E temos o Volkswagen Golf 7, o eterno bom aluno. Este Golf esta equipado com o sistema Multi Collision Brake System, que trava o automóvel no caso de colisão para evitar que o carro embata em mais obstáculos porque o condutor tirou o pé do travão depois/durante o embate que trabalha em conjunto com o "Proactive Occupant Protection" que detecta possíveis acidentes e prepara todos os sistemas ativos de segurança do automóvel para uma eventualidade. Mas mesmo assim as regras do EuroNCAP dão um ar da sua graça - mesmo com os sistemas antes descritos recebe a baixa pontuação de 71% na nas assistências à segurança porque...os cintos de segurança traseiros não dão aviso se alguém não os colocar.

4 comentários:

  • Marco C. says:
    4 de dezembro de 2012 às 18:33

    É caso para dizer que na prática o Leon é melhor carro que o Golf lol

  • Anónimo says:
    6 de dezembro de 2012 às 01:35

    a escala não deveria se de 1 a 5. todos os que tem 5 nao sao igualmente seguros, digo eu.

    Cristiano

  • Turbo-lento says:
    6 de dezembro de 2012 às 13:11

    São igualmente seguros nas condições de teste definidas pelo EuroNCAP. Posso não concordar com todas as definições e modos de pontuação mas é um conjunto de regras a que todos se submetem.

  • Anónimo says:
    7 de dezembro de 2012 às 01:33

    Penso que as condições de teste deveriam ser mais exigentes para se denotar um modelo líder em segurança, coisa que todos querem ser. Acredito também que uma escala maior ajudava a quem apenas ve as pontuações finais.


    Cristiano