Novo Toyota RAV4

Não parece, mas passaram mais de 18 anos desde que a Toyota apresentou o RAV4 em 1994 o primeiro Recreational Active Vehicle - eis a 4ª geração deste modelo.


Aquando da 1ª geração, a maioria dos 4x4 eram derivados de jipes puros e duros, ou seja, chassis separado, suspensões de longo curso, desconfortáveis, ruidosos, difíceis de conduzir na estrada...etc. Mas a Toyota viu o que atraia os compradores era o aspecto e a posição de condução, dai construiram o Rav4 com elementos de automoveis comuns como suspensões e o motor do Carina.




Tal como o MR-2 a Toyota conseguiu ver um nicho por preencher no mercado americano - o chamado Recreational Active Vehicle: basicamente um automovel que combina a aceleração e manobrabilidade de um desportivo com o aspecto e a posição de condução de um todo-terreno. Dai o Rav-4: Recreational Active Vehicle (with) 4 (wheel-drive).



Esta nova geração, tal como as anteriores, parecem mais sérias que o primeiro modelo, tirando até algumas detalhes do novo Auris - grelha e farois dianterios e os farois traseiros em 2 partes. Ligeiramente maior, a geração anterior tinha 4.55 metros, com 4.57 metros - distancia entre eixos aumenta 10 centimetros. Esse aumento beneficia a habitabilidade traseira e a capacidade da mala (de 469 para 547 litros).

A nivel de equipamento vemos a chegada de sistemas modernos como a passagem de máximos para médios automática, alerta de saida de faixa, Stop-Start, alerta de veiculos no angulo morto, entre outros.

Debaixo do capot chega um motor diesel de cilindrada mais pequena - 2 litros e 124 cavalos apenas disponivel com tracção dianteira. Com tracção integral só no 2.2 diesel de 150 cavalos que pode (em opção) ser assocaido a uma caixa automática de 6 velocidades e o 2.0 litros a gasolina de 150 cavalos associado a uma caixa CVT.

Mais adiante deverá chegar um novo motor a gasolina turbo associado a uma nova versão hibrida. Mas apartir de 2014 os motores diesel Toyota passam a ser de origem BMW.

0 comentários: