Sou criticado regularmente por "racismo" relativamente aos automoveis chineses, especialmente pelos nossos leitores brasileiros que acham um bom negócio os modelos mais baratos made in china. Mas eis que os proprios chineses dão provas do seu total desprezo pela vida dos seus clientes - cerca de 23.000 automoveis da Great Wall e Chery vão ser detectados na Austrália por terem amianto (asbestos para os leitores brasilerios) em vários componentes.
O amianto é um isolante térmico que foi proibido porque a exposição a este composto causava cancro e é proibido na maior parte do mundo civilizado - apesar de haver substitutos para este composto, não é proibido mundialmente porque os paises produtores não querem perder negócio (produtores e consumidores de amianto: Russia, India, China, Brasil e paises do leste da Europa).
Mas será que foi uma contaminação ou os construtores chineses foram enganados por um fornecedor? Não, aqueles componentes são colocados em todos os automoveis destes construtores excepto nos que são enviados para mercados em que este componente é proibido. Ou seja, se comprar um automovel chines em qualquer dos mercados acima mencionados (Brasil incluido) então saiba que o seu automovel o está a matar silenciosamente...
0 comentários:
Enviar um comentário