EU propõem novos limites para CO2 para 2020

A União Europeia continua no seu objectivo de reduzir as emissões de CO2 e prepara-se para propor um objectivo para 2020 27% mais baixo que o limite actual, mais um passo no caminho para reduzir os gases de escape por 1/5 em 2020 relativamente a 1990.

A Comissão Europeia quer reduzir as emissões de CO2 de veículos automóveis ligeiros de passageiros na união europeia a 95g CO2/km em 2020 estabelecendo diferentes metas para cada construtor automóvel. O limite actual é de 130 gramas CO2/km para 2015. Esta nova lei terá quer ser aceite por todos os governos europeus e pelo parlamento europeu.

Mas não acaba aqui - a União Europeia também quer que os motores clássicos sejam mais silenciosos e estabelecer limite de ruído mínimo para veículos eléctricos. Mas nem todos os automóveis vão ser considerados iguais ao nível de ruído - está previsto excepção para super-carros de baixo peso alta potência....algo que chateou os ecologistas.

Sou perfeitamente a favor deste tipo de evolução, mas no estado actual da economia será que os construtores tem fundos para investir em novas tecnologias? E de que serve produzir automóveis mais limpos se não tirar-mos os mais velhos das estradas? E quando uma proibição dos motores a 2 tempos a mistura que poluem bastante mais que um motor a 4 tempos? E que tal uma redução do ruído das motas?

0 comentários: