Motor a ar líquido em testes

Há já algum tempo que ouvi falar de um motor a ar comprimido mas na altura vi que não seria muito viavel tendo em conta o tamanho do deposito de ar necessário para uma autonomia decente. Mas a ideia não morreu, porque a "Dearman Engine Company" desenvolveu um motor a ar líquido.
O principio é o mesmo do motor a ar comprimido - os pistões são empurrados para baixo pela pressão de ar, mas no caso o ar líquido é armazenado a -256ºC e expande muito mais rapidamente e com muita mais energia ao virar gasoso. Basicamente, é um diferencial de temperatura que faz mover o motor - não é um combudstivel, é um transportador de energia.
E o único gás de escape é ar.
E ao contrario dos electricos ou pilha de combustivel, o motor usa materiais comuns e não é muito diferente dos actuais motores. A ar líquido tem que ser armazenado no estado liquido logo é necessário energia para o liquefazer, e é necessário tanque isolado para manter o ar no estado liquido. Mas tal como o hidrogénio armazenado dentro do deposito, o ar liquido vai lentamente evaporando. O motor Dearman esta agora a ser testado e investigado para tentar determinar a sua viabilidade.

1 comentários:

  • Hugo says:
    27 de janeiro de 2012 às 15:06

    Cheira-me que este ainda vai aparecer morto numa valeta.... =\