DHL e Renault juntas para substituição de baterias

Um dos pormenores menos discutidos nos automoveis electricos é a bateria que tentei abordar em "Automoveis electricos: Futuro ou treta parte 1 e parte 2. Afinal estamos a falar de uma peça que custa em média (e isto segundo números dos fabricantes) cerca de 600 euros por kWh - um Leaf tem uma bateria de 24kWh, ou seja, deverá custar cerca de 14.000 euros substitui-la (mais mão de obra). Dai que o sistema de aluguer da bateria usado pelos Renault faça mais sentido - desde que se façam quilometros suficientes para compensar o aluguer claro. A Renault escolheu a DHL para assegurar a cadeia logística necessária para a substituição de baterias para a gama de veículos eléctricos da Renault.
Os serviços da DHL irão coincidir com a chegada das primeiras unidades de veículos eléctricos da Renault, mais propriamente o furgão Kangoo Z.E. e o familiar Fluence Z.E. «A Renault é o primeiro construtor automóvel a produzir veículos eléctricos em série. No caso particular deste modelo de negócio, o cliente irá alugar uma bateria substituível em concessões Renault. O nosso contrato com a DHL é um elemento-chave para assegurar a disponibilidade de baterias de substituição para os clientes – um ponto chave de qualidade que a Renault se compromete para oferecer a todos os compradores de veículos elétricos», refere Jacques Daniel, director de após-venda da Renault.
A DHL torna-se, assim, o primeiro operador logístico a implementar uma solução internacional, de modo a distribuir baterias de iões de lítio de substituição pelas redes de concessionários da marca francesa seleccionadas em veículos eléctricos. Estes concessionários têm o nome de “Expert Z.E. dealers”.
A solução logística encontrada pela DHL consiste em armazenar as baterias nas instalações da empresa em Bonneuil, nos arredores de Paris, transportar as baterias para os concessionários autorizados e importadores de países na Europa e Ásia (incluindo os mercados mais importantes como o Alemão, Espanhol, Francês e Reino Unido) e, por fim, devolver as baterias usadas ao centro de reparação da Renault em Flins, na França.
A DHL irá ainda controlar todo o processo de logística, passando pelas encomendas, envios e gestão de dados através do seu centro especializado de tecnologia da Renault. A DHL assegurará que cada uma das baterias, que pesam entre 112 e 335 quilogramas, possam ser seguida ao longo de toda a cadeia de abastecimento.
Devido ao peso e dimensões das baterias, os motoristas do transporte das mesmas receberam formação especial para o seu manuseamento. Os camiões de transporte foram ainda adaptados com a colocação de calhas especificas.
A empresa DHL vai ainda receber mais oito Renault Kangoo Z.E. para testar na zona de Reno e Ruhr, na Alemanha, a fim de avaliar a viabilidade operacional deste tipo de veículos em frotas para empresas. O teste teve início em Abril último

1 comentários:

  • Besedaeste says:
    6 de julho de 2011 às 14:04

    Acho que uma questão que deveria de ser abordada pela Renault, neste caso, é a seguinte: de que forma será efectuado o transporte das baterias novas? Por camião? Que tipo de combustíveis os veículos envolvidos neste operação usarão? Gasóleo? É que se for através do método tradicional, usando combustíveis fósseis, creio que estaremos a gastar e a poluir ainda mais, a não ser que a quantidade de veículos eléctricos aumente exponencialmente, ao ponto de compensar a diferença da diminuição de combustível deixado de usar pelos agora proprietários de carros eléctricos em relação ao combustível usado neste serviço para assegurar a troca das baterias. Se todo o ciclo fosse eléctrico...