Motor em Fibra de carbono - o futuro?

A fibra de carbono esta um pouco por todo o lado - desde tampas de sanita ao chassis do novo Aventador e do proximo BMW i3. Trata-se de um material muito resistente e muito leve. E pela primeira vez, temos a fibra de carbono aplicada ao elemento mais pesado de um automovel - o motor!
Entra em cena o engenheiro Matti Holtzberg que ao fim de alguns anos conseguiu um motor de plastico suficientemente resistente (com aplicações especificas para dissipar calor e aguentar as pressões) e capaz de mandar os blocos classicos para o museu.
O bloco que segura é a versão de fibra de carbono do motor Duratec de 2 litros da Ford que temos nos Mondeo e Focus. Feito apartir de moldes de várias peças fazer 1 motor demora 2 horas mas Holtzberg diz que a produção em série e mecanica permite moldar um bloco em 5 minutos. Mais algumas alterações ao processo de fabrico devem permitir poupar mais de 10 quilos relativamente a um bloco do mesmo motor em alumínio.
A ideia a cruto prazo é vender este motor e outros componentes em carbono para competição automovel, para já os unicos capazes de pagar a conta. Mas tendo em conta as vantagens de menor tempo de produção e que permite um dos grandes sonhos dos construtores automoveis - ao inves de terem de reparar um motor sair mais barato deitar fora e moldar novo.

0 comentários: