
A BMW pretende disponibilizar no próximo ano um painel de instrumentos completamente digital. Assente na tecnologia LCD's, o objectivo é alargar o leque de opções que um painel deste estilo disponibiliza. Será o fim dos ponteiros? Alguns construtores já misturam as duas tecnologias. É o futuro.
Espero que seja opção e não uma "obrigação". Os ponteiros analógicos tem outro sabor..., sujeito a menos "bugs" e duram em principio uma vida, quando estes digitais andarem a apanhar cerca de 60 graus ou mais durante o verão dentro de um carro, vamos vêr o que duram sem problemas.
enfim herege! andas mesmo desactualizado os analogicos é que deixam de funcionar com o calor. mas prontos os digitais nao colam. xb
Estes ecrãs são sem duvida o futuro. Mais "bonitos", mais praticos de montar e com a produção em massa provavelmente mais baratos que os analogicos. Mas alem dos problemas climáticos citados há tambem limitações legais que alguns paises obrigam e podem levantar problemas. Por exemplo, aos anos que os construtores querem ter a direcção "by wire" ou seja tipo joystick mas há uma lei que obriga que o volante esteja ligado fisicamente às rodas. Se não fosse ela limitação o design automovel daria um salto quantico.
Mauro, vou reescrever o que disse, "Os ponteiros analógicos tem outro sabor..., sujeito a menos "bugs" e duram em principio uma vida"
Como se vê foi deixada uma margem para erros ou avarias, mas acredite, um painel destes não dura 100 anos, e no entanto os analógicos provam que podem durar, com mais ou menos lubrificações ou "arranjos", o arranjo de um analogico está praticamente acessivel a qualquer um, no entanto o digital já não é bem assim. Uma coisa é concordar com a evoluição, e que eu acho que devemos evoluir, mas nem tudo o que é "moderno" é bom ou está provado dura tantos anos do que aqueles que já provaram que duram, os analógicos.
Agora os painéis analógicos até podem dar para jogar Tetris ou video, tudo depende como forem programados. ;)
No último parágrafo, em vez de analógicos, queria dizer digitais. Aqui fica a minha correção.