Ferrari 458 Italia explicado ao pormenor

Neste vídeo, os técnicos da Ferrari explicam a melhor forma de lidar com o 458 Italia. Quem pensava que era só carregar no acelerador e meter mãos ao volante, enganou-se. Estes bólides implicam muito mais estudo do que se pensava para tirar o máximo partido dele. Claro que saber conduzir é fundamental... e a primeira lição começa no cockpit.

12 comentários:

  • Anónimo says:
    3 de maio de 2011 às 16:37

    É nisto que a Ferrari perde... demasiada tecnologia, parece que estamos a conduzir um computador. E é por isto que adoro Porsche.. pouca tecnologia, deixando nas maos do condutor todo o controlo do carro e é assim que se vê os verdadeiros condutores e amantes da condução. Vejam o comparativo da EVO Magazine entre o Ferrari 458 italia e o Porsche 997 GT3 RS.

    Eduardo

  • Besedaeste says:
    3 de maio de 2011 às 19:27

    Caro Eduardo, permita-me que discorde de si, no sentido de que se há coisa que caracterize a Porsche, é precisamente o nível tecnológico dos seus modelos, particularmente ao nível das motorizações boxer. Concordo que isto mais parece um volante da playstation5 do que de um automóvel, mas daí até conduzir um computador... (é só uma opinião).
    Particularmente, acho que ter estas opções todas na ponta dos dedos e ter tempo para saber lidar com elas da melhor forma, deve de se traduzir numa experiência de condução simplesmente fabulosa.

  • Anónimo says:
    5 de maio de 2011 às 00:57

    Besedaeste, discordo. Juha Kankkunen (acho que é assim que se escreve) disse a pouco tempo que os actuais carros de rally sao para meninos, enquanto que os do grupo b e grupo a sao para os homens. E tudo se deve à tecnologia. A Porsche coloca tecnologia nos seus modelos, mas que contrutor nao o faz? E é preciso faze-lo para evoluir!! Acredito que deve ser espectacular conduzir um 458, nunca o fiz mas adorava.. No entanto, o Porsche transmite outro feedback.

    Aqui estão os videos
    http://youtu.be/74daMAXQ-Co (parte 1)
    http://youtu.be/pqI0WavbHJ4 (parte 2)

    Eduardo

  • Turbo-lento says:
    5 de maio de 2011 às 13:16

    A tecnologia é obrigatoria e necessaria para cumprir regras de emissões e segurança. Ao nivel dos rallies são 2 eras completamente diferentes - o grupo B eram máquinas feitas para ser o mais rapidas possiveis com muitas poucas limitações e o piloto que o mantivesse na estrada. Chegou a haver uma evolução do Audi Quattro tão potente que nunca chegou a correr porque os pilotos disseram que era impossivel de conduzir.
    Mas o mundo mudou - acima de tudo os construtores querem correr com carros o mais proximos aos de produção para maximizar o efeito publicitario e a actual crise obriga a cortar custos.

  • mauro says:
    3 de julho de 2011 às 15:29

    boas, recentemente conduzi um ferrari california e digo vos que sem a tecnologia nao era possivel ter tanta confiança nas curvas. o meu pai chegava aos 300 km/h em qualquer via. eu com 17 anos dei os 200km/h a brincar sem esta tecnologia nao era possivel, ja testei porsches e nao mesmo. mauro
    http://www.youtube.com/watch?v=1F28jWImnCk

  • Isabel says:
    4 de julho de 2011 às 15:48

    Fazes isso em via publica e ainda tens a lata de publicar o video, ha pessoas nao muito inteligentes.

  • Besedaeste says:
    4 de julho de 2011 às 23:01

    Obrigado por visitares o nosso blog. É bom saber que também temos fãs no Brasil.

    Contudo, permite-me que expresse a minha opinião. Concordo em absoluto com a nossa leitora Isabel. Em Portugal, conduzir sem carta de condução é considerado crime. Ou seja, se fosses apanhado pela polícia, corrias o sério risco de ir passar umas férias na prisão, no mínimo de 1 ano! O que, na minha opinião, é pouco. Sou da opinião que as nossas leis são muito brandas, são muito soft's, e em relação a esta questão em particular, sou muito crítico. O Legislador, ao publicar tal norma, pretende assegurar que os cidadãos exerçam determinada actividade em segurança, em relação a si e aos outros utentes. O que fizes-te, foi irresponsável. Não posso concordar, e espero apenas que não o voltes a fazer. Eu sei que é um Ferrari... :-), mas davas umas voltas num parque fechado, num circuito, etc, NUNCA na via pública. Aliás, com 17 anos, é impossível teres a experiência necessária à condução seja de que carro for. Pões a tua vida em risco e a das pessoas que estavam no carro, assim como as pessoas que circulavam na estrada. O que dizes, é também sinónimo disso mesmo, da falta de experiência: podes andar a 200Km/h ou mais sem este tipo de tecnologia. E em segurança. Menos? Talvez, mas isso depende muito de condutor para condutor, de carro para carro, de inúmeros factores. A tecnologia ajuda e muito, mas acima de tudo, o condutor tem de saber usar essa mesma tecnologia. Tu, com 17 anos, jamais poderás ser detentor do discernimento necessário em casos de decisão de emergência numa situação de trãnsito. Podes ser piloto de corridas, e ter experiência mas... nesse caso, digo-te apenas que é ilegal circular na via pública sem ter carta de condução. E sim, podes ir preso por isso. Se fosse eu, não arriscava.

    Da próxima vez que o teu pai disser: "Mauro, vamos experimentar um Ferrari hoje? (ou seja que carro for), espero que lhe respondas: "Pai, não posso e não devo, vamos esperar até tirar a carta..."

    Lamento profundamente que o teu pai tenha autorizado, e que, mais ainda, que o tenhas publicado na net. Além de sermos um blog de automóveis, pretendemos de igual forma ter uma palavra a dizer na formação de atitudes positivas em relação à condução, ao ambiente rodoviário, às pessoas que conduzem. Conduzir é muito mais do que acelerar a fundo num Califórnia...

  • mauro says:
    6 de julho de 2011 às 12:37

    boas desculpa mas discordo um bocado em sou de portugal do norte ja conduzo em circuitos fechados e partes privadas desde os meus 15 anos. isto foi em italia junto a fabrica da ferrari na estrada onde quando se compra um ferrari eles nos levam para ensinar a conduzir um ferrari. nao ah o minimo de problema. e eu conheço bem as lei e tenho consciencia delas. mas eu compreendovos. abraço

  • mauro says:
    6 de julho de 2011 às 12:40

    e posso so ter 17anos, mas muito provavelmente conduzo bastante melhor que alguns condutores com carta de conduçao a alguns anos. e conheço bem o codigo da estrada, meu tio tem uma escola e lei.o livros e assim. obrigado

  • Anónimo says:
    8 de julho de 2011 às 11:55

    desde que o leitor Mauro tenha consciencia das coisas nao á problemas quando sabe conduzir e so fez uma pequena experiencia sem mal nenhum abraço. nao vamos ser retrogadas ja tivemos 17 anos! abraço

  • Besedaeste says:
    8 de julho de 2011 às 14:05

    Obrigado por entenderes a nossa posição Mauro. Eu sou instrutor de condução (categorias A+B+C) e não posso concordar contigo. Simplesmente a Lei não permite conduzir veículos sem estares legalmente habilitado para tal. Isso é crime. Se o teu tio tem uma escola então deves de saber que não o podes fazer. Uma coisa é conduzires em circuitos fechados e circuitos privados. Outra completamente diferente é conduzires nas estradas públicas, onde a Lei não te permite conduzires veículos motorizados sem carta. Desculpa Mauro, mas nesta questão tenho de ser inflexível. Um leitor comenta que não devemos de ser retrógrados porque já tivemos 17 anos... Não posso concordar. É certo que fez uma pequena experiência sem mal nenhum... mas o mal começou quando o fez! E quando pessoas mais velhas que ele o autorizaram e incentivaram a conduzir.

    Se a estrada é junto à fábrica da Ferrari, é uma estrada pública. Se fosse dentro das instalações da Ferrari, era uma questão completamente diferente...

    Termino comentando o que dizes, de provavelmente saberes conduzir melhor que indivíduos já habilitados legalmente a conduzir. Isso é uma falsa questão e uma falsa sensação de segurança e confiança que tens. Não duvido que tenhas muita experiência (apesar de "conduzires" apenas desde os 15 anos, tendo tu 17...), mas isso não invalida 2 situações:
    - Em 1º lugar, conduzir em vias públicas é completamente diferente de conduzir em circuitos privados, pistas,autódromos, etc. A todos os níveis. Os parâmetros são completamente diferentes, as equações com que um condutor diário tem de lidar no seu dia-a-dia são radicalmente diferentes. Quando conduzes em circuito, estás focado e ganhar, em chegar em 1º lugar. Quando conduzes na estrada, se calhar és dos primeiros a ficar com os nervos à flor da pele só porque o gajo que vai à tua frente não arrancou quando ficou verde no semáforo! Por isso...
    - Em 2º lugar, todos achamos que sabemos conduzir melhor que os outros. Eu p.ex. Sou instrutor de condução, tenho algumas centenas de milhares de quilómetros já percorridos, em diferentes tipos de veículos incluindo motas, pelo país inteiro. Será que esta experiência fará de mim melhor condutor que o meu vizinho? Ou será que conduzes melhor do que eu por teres experiência em pistas privadas? Ou será ao contrário?!?!?!

    Por isso, Mauro, e caro leitor anónimo, conduzir sem estar legalmente habilitado para tal, é crime. Ponto final. E partilho da opinião daqueles que defendem que quem o fizer, conduzir sem carta, deveria de cumprir imediatamente tempo de prisão aliado a serviço comunitário. Radical? Sim, claro que sim.

    Desde Janeiro deste ano que já morreram 325 pessoas nas estradas portuguesas. Como é que é possível? Pois... não sei bem. Acreditem que não compreendo. É tão simples conduzir, mas pelos vistos, neste ritmo, e a chegar o verão, estes números serão facilmente ultrapassados. A educação, prevenção e a repressão para comportamentos grosseiramente desviantes são as únicas formas de combater este flagelo social que atinge as famílias portuguesas.

    Não é uma questão de ser retrograda ou não. É uma questão de educação. É proibido por lei. E sim, claro que já tive 17 anos. A maior parte de nós já teve 17 anos. Mas isso não nos impede de demonstrar ao nosso leitor Mauro que está errado, e que não deveria de ter feito o que fez.

    Basta estarem atentos às nossas estradas, aos nossos condutores e ver a quantidade de m$%&#$ que se faz nas estradas portuguesas, para perceberem a minha indignação.

    (desculpem o testamento... :-)))

  • mauro says:
    8 de julho de 2011 às 22:46

    tenhem razao. finalmente posso concordar com voçes desculpem esta maçada toda. mas ajudaram me a ver as coisas tambem em dezembro ja tiro a carta. e ai ja posso conduzir sempre com moderaçao nas nossas estradas sem enfregir a lei. abraço e adoro o blog passo por ca todos os dias (: