Audi e-tron quattro a caminho

O nome Quattro é sinonimo de tracção máxima e um sistema referencia, mas esta-se a preparar uma nova versão deste sistema chamado e-tron quattro, que como podemos ver pelo nome, este sistema vai agora ajudar na economia.
Para a Audi, o quattro é um sistema referencia - em 2010 foram vendidos cerca de 438.000 Audi equipados com o sistema Quattro, 4 em 10 Audi vendidos. Mas para assegurar que assim se mantém, a Audi trabalha na nova geração deste sistema que será híbrido.
Já estão a ser feitos testes com Audi's A5 equipados com 2 motores eléctricos - um de 33 kW à frente e outro de 60 kW atrás associados a um 4 cilindros de 2.0 litros turbo de 211 cavalos - potencia total 320 cavalos ma com consumos de 2,7 l/100 km. Este Audi inclui uma bateria no túnel de transmissão, possível pelo facto que não tem o tradicional eixo de tracção central.
Mas o e-tron quattro mantem o diferencial traseiro Quattro Sport que permite o torque vectoring (acelerar mais a roda traseira exterior à curva) para melhorar o comportamento em curva e os 2 motores em cada eixo ajudam a recuperar mais energia quando o condutor trava. Mas afinal, como é que se compara com o sistema actual? Segundo a Audi, esta mula de testes com apenas um 2 litros turbo é capaz de acompanhar facilmente um Audi S5 num circuito nevado.

0 comentários: