Novo Porsche 911 - mais detalhes [update]

Mais detalhes Porsche 911 - a proxima geração esta marcada para o salão de Frankfurt (logo o que será que vai aparecer em Detroit?) mas sabe-se ainda mais alguns detalhes.
A direcção assistida é agora electrica, start-stop confirmado en todos os motores e as bombas de agua e oleo são agora controladas electronicamente (o seu fluxo varia conforme as necessidades) - ou seja menores consumos. E segundo parece estão a trabalhar num sistema de direcção as 4 rodas semelhante ao sistema 4Control do Renault Laguna.
Têm-se comentado sobre os consumos e a sua "verdade" - não esquecer que estes consumos são obtidos num circuito padronizado e pouco ou nada têm a haver com a vida real. Leiam este post para mais detalhes.

Post original de 03-01-2011.
O pessoal da Autobild publicou alguns detalhes técnicos sobre o proximo Porsche 911 que deve ser apresentado no salão de Frankfurt em Setembro de 2011. O próximo Porsche 911 será mais comprido em 56 mm (total de 4.49 metros) em que 11 mm vão para a maior distancia entre eixos. Altura diminui 11 mm e peso cai 20 quilos.
Este novo modelo terá um eixo traseiro completamente novo e todos os motores foram revistos para maior performance e consumos. O modelo "mais barato" passa de 3.6 litros para 3.4 litros com 345 cavalos - isto para baixar os consumos médios para 8.5 l\100 km. O Carrera S recebe um 3.8 litros revisto com 395 cavalos.

8 comentários:

  • D-Lux says:
    4 de janeiro de 2011 às 10:52

    O aperfeiçoar de uma lenda!!! Como o vinho do Porto cada vez melhor com a idade HEHE!

  • Besedaeste says:
    4 de janeiro de 2011 às 16:21

    Um 911 com consumo médio de 8,5 L/100km? Gostava de ver isso... A não ser que seja informação presente no catálogo de venda, aí sim, acredito...

  • Besedaeste says:
    4 de janeiro de 2011 às 16:28

    O 911 mais barato e mais "fraco" é o 911 Carrera, com 345cv, e na versão manual gasta num circuito combinado 10.3L, em não urbano 7.4 L e em urbano 15.5 L, segundo o site deles.

    Alguém acha que um carro destes gasta menos que um Chevrolet Spark ou um Fiat Panda? 7.4L em não urbano?? Hello? Humm... meninos da Porsche, publicidade enganosa!

  • Diogo says:
    5 de janeiro de 2011 às 02:37

    Besedaeste, não é publicidade enganosa! Pelo menos não é mais que a de todos os outros...

    Todos os valores de consumo (e emissões) são homologados, logo verificados, pela UE. Simplesmente, as condições de simulação são dificilmente repetíveis no quotidiano. Mas servem perfeitamente para efeitos comparativos.

    Estes consumos são obtidos sobre rolos, diferindo da 'realidade' na resistência aerodinâmica, de rolamento e por não haver declives. Apesar de no extra-urbano variar a velocidade, enquanto na norma antiga se usava 90 e 120 km/h constantes.
    O consumo combinado é um simples mix aritmético de urbano e extra-urbano.

    Contrariamente ao extra-urbano, o consumo urbano habitual até deverá ser inferior ao homologado, pois este é simulado com arranque a frio e várias paragens.

    Pessoalmente, considero uma baliza entre os valores combinado e urbano para ter ideia dos consumos reais em condução 'normal'.
    No caso do Carrera que referes, seria entre 10 e 15L. Obviamente que disparam em alta velocidade ou estilo desportivo...

  • Diogo says:
    5 de janeiro de 2011 às 02:49

    A Porsche não aldraba, por exemplo, valores de peso, aceleração e potência, como certas marcas...

    Os Porsche sempre tiveram bons consumos relativamente à potência dos motores, o chamado consumo específico.
    Porquê? Boa aerodinâmica, baixo peso e motores eficientes, com alta taxa de compressão, etc.
    Hoje a caixa PDK também ajuda, ao contrário das automáticas clássicas.

    Li na Sport Auto francesa um teste do actual 911 Carrera 3.6 em que fizeram uns 9 a 10L numa viagem costa-a-costa nos EUA, cumprindo genericamente os limites de velocidade...

    Por isso, os 8.5L a homologar para o novo 911 Carrera 3.4 são plausíveis.

    Já os 3L/100 do 918 Spyder são outra história, que tem a ver com os poucos km iniciais feitos em modo eléctrico puro, com consumo zero...

  • Turbo-lento says:
    5 de janeiro de 2011 às 10:17

    A minha questão nem é com o valor do consumo...é mais sobre a importancia desse número. Quem compra um 911 não está propriamente preocupado com este valor mas enfim.

    Sobre o valor anunciado até pode ser, uma vez que certas caracteristicas técnicas ainda não foram divulgadas e/ou confirmadas. Corre na net a informação que todos os 911 terão start-stop de série (apesar de quase inutil na vida real nos circuitos de homologação funcionam o suficiente para haver uma redução de consumos), todos os motores com injecção directa e travagem regenerativa de série(ou seja, tipo mini-hibrido). E não menosprezar a redução de 20 quilogramas - tirar 20 quilos a um desportivo como o 911 é obra.

    Acima de tudo o Diogo diz algo de importante - o 911 tem evoluido ao longo do tempo, logo a Porsche já tem muita informação e experiencia onde optimizar.
    A ver vamos o que acontecera. Será este o novo modelo que a Porsche vai levar a Detroit? É que o novo boxster tambem esta quase aí, temos este 911, o Cajun (Audi Q5 by Porsche), o 918 spyder e não esquecer a versão Porsche do VW bluesport/Audi R4...

  • Besedaeste says:
    5 de janeiro de 2011 às 17:49

    Eu refiro-me concretamente à questão dos consumos, até porque não faria sentido uma marca destas adulterar determinadas características técnicas. Agora, sinceramente, um Porsche 911 com 345cv gastar 8L/100Km, acho muito improvável, ou quase impossível...

    Eu não percebo muito disto, mas em termos comparativos, por exemplo, nesse teste que falas da Sport Auto nos EUA, o meu Fiesta 1.1 c.c gastaria (em condições idênticas) quanto? 1L? 2L? 0,5L?

    Uma amiga minha tem um Clio TCE de 100cv de 2008, e em AE, a 90Km/H, o consumo mais baixo que conseguiu foi entre os 6,5L e os 7L/100km. E é um carro de 100cv... agora acrescenta-lhe 245cv e sobe a cilindrada dos 1.2 para os 3.6 c.c.

    Até pode ser que seja verdade, mas duvido seriamente. Mas a forma como estes testes são feitos, esta forma de calcular os consumos e publicar os mesmos sem serem feitos testes reais de estrada, entendo-o como publicidade enganosa.

    Agora, claro que quem quer comprar um 911, quer lá saber dos consumos... :-)), é o que menos importa!

  • Diogo says:
    10 de janeiro de 2011 às 11:19

    Mesmo num Porsche, os consumos podem importar menos mas também contam.
    Sempre é bom, para um dado uso, rápido, lento ou assim-assim, gastar um pouco menos. Vejam lá se as pessoas não aproveitam também para comprar carros caros antes de subir o IVA e assim poupar 1% ou coisa semelhante. Toda a gente gosta de pensar que está a poupar uns trocos ;-)
    Principalmente, é bom ter uma autonomia mais alta e ir menos vezes à bomba! (Seca...)
    Mais, para mim e penso que para mais gente, consumo menor significa eficiência e qualidade técnica.

    Na tal road-trip do 911 nos EUA não andaram a pisar ovos e até fizeram uma subida em Pikes Peak. Claro que isso fica diluído num total de milhares de km. Provavelmente o teu Fiesta gastaria uns 5 ou 6L, não sei.
    A 90 ou 120 km/h não se utiliza a potência máxima de 100 ou 345cv, bastam uns cavalitos e vai-se em carga parcial. Num 911 com caixa PDK de 7 velocidades, em carga muito parcial...

    Presumo que os consumos reais medidos, por exemplo, na Autohoje, sejam fidedignos. Fui ver Boxster 2.9 PDK, Cayenne S Hybrid e 911 Carrera S 3.8 PDK: a 120-140 km/h fizeram 7,5L, 8,1L e 9,3L. A 80-100 km/h gastaram entre 6,2 e 7,7L.
    Difícil é andar a essa velocidade ;-)

    Basicamente estes consumos devem ser vistos como valores mínimos, possíveis embora dificilmente atingíveis.