Este é Alex Severinsky, um emigrante russo que começou por desenvolver tecnologias anti-tanque e em 1984 registou uma patente para veiculos hibridos gasolina-electricos. A Toyota usou o seu sistema no Prius sem pedir autorização ou pagar...até recentemente!
Estamos a falar de um cientista sério com varias pós graduações que após varias anos de investigação e estudos patenteou algo a que chamou "Hyperdrive" - um sistema que serviu de base para os veiculos hibridos modernos. 3 anos depois de atribuida a patente a Toyota apresenta o Prius e recusa-se a honrar Alex Severinsky. O Prius incorporava e ainda usa uma versão da tecnologia de Severinsky mas foi preciso uma batalha legal de 6 anos para enfim a Toyota aceitar pagar pela tecnologia que "pediu emprestada".Eis o homem que o maior construtor automovel do planeta a tribunal e venceu.Ah! E por cada hibrido que sair, este senhor recebe uma comissão.
sem qualquer identidade, detesto a Toyota!
Isso é verdade, muitas marcas têm passados um pouco sórdidos, mas acredito que isso era em tempos completamente diferentes dos actuais, onde o nível de infromação era outro, a sociedade civil vivia completamente vendada e vedada à mercês de quem tinha mais poder/dinheiro. No presente séc XXI, haver construtores autómóveis que juram a pés juntos isto e aquilo e depois, serem obrigados a admitir que erraram, esconderam, mentiram, é diferente de períodos de "guerra fria", de "holocausto", etc, o que faz os consumidores pensarem duas vezes quando ouvem falar, p.ex., de Toyotas...
Concordo com o Hugo. Cada vez mais fico com a impressão que o maior construtor automóvel mundial é-o à custa de algumas falcatruas.
A Toyota foi pioneira com o Prius. Excelente. Passados uns anos, sabe-se que o foi com tecnologia "gamada", ora bolas pra taça que é de barro... Assim não!.