iRadar da Cobra para o iPhone

A Cobra lançou o iRadar, um novo sistema de detecção de radares e pistolas laser e câmaras de velocidade e semáforos com o iPhone. Este novo sistema consiste num detector de radar Cobra ligada por Bluetooth a aplicação Cobra iRadar instalada no seu iPhone.
As definições do detector são definidas pelo iPhone e este consegue detectar todas os sistemas de radar no mercado 360º em volta do automóvel. Quando não emparelhado com o iPhone funciona como um detector isolado.
A aplicação inclui a base de dados AURA Camera and Driving Hazard da Cobra que é regularmente actualizada com posições de câmaras e perigos na estrada.
Avisamos que apesar de não ser ilegal ter um, é ilegal usar um detector de radar e pode levar ao apreender da viatura. Mas a verdade é que a tecnologia dos detectores ultrapassa em muito a tecnologia dos radares em uso em Portugal...

6 comentários:

  • Anónimo says:
    22 de outubro de 2010 às 12:30

    Aprecio este blog, mas considero bastante imprudente este topico. Para alem do carro apreendido e de uma valente multa, ao passarem com ele por qualquer radar mesmo que dentro dos limites vão acabar fotografados com a indicação de uso deste tipo de equipamentos. Ja para não falar das graves consequencias de um possivel acidente por abuso da velocidade! Noticias destas so ficam bem em sites manhosos...

  • Marco C. says:
    22 de outubro de 2010 às 15:02

    Como é que um radar sabe se o carro tem um aparelho destes?

  • Miguel says:
    22 de outubro de 2010 às 15:59

    somos fotografados com "indicação" que usamos um aparelho destes? onde viu isso? CSI Miami? ou então isso deve ser outro mito urbano como o famoso "radares dos radares" usados pela policia..pelas suas palavras depreendo que o abuso de velocidade é apenas praticado por quem usa estes aparelhos, pois tá claro que sim..

  • Turbo-lento says:
    22 de outubro de 2010 às 17:06

    É verdade que não é daqueles temas que devemos dar atenção, mas tendo em conta que o Estado mandou a Policia numa caça à multa para pagar as contas do buraco que criou em parte sentimos a obrigação de noticiar. Creio que é muito mau gosto o estado mandar os policias caçar multas quando nem respeita ou equipa (ou paga) a policia como merece. Espero que a policia faça ouvidos moucos ao governo.

    Relativamente a como funcionam os radres e detectores - é uma especie de jogo do gato e do rato.
    Os radares usam micro-ondas ou laser de comprimentos de onda variaveis. Os detectores estão constantemente a varrer os vários comprimentos de onda à procura dos radares. O problema é que a busca pode ser detectada por alguns radares mais modernos da policia, dai que os detectores assim que detectam o radar avisam e desligam-se imediatamente para não serem apanhados. É um jogo de quem apanha quem primeiro.

    Claro que quando há vários carros na estrada uns muito proximos dos outros a policia terá problemas em provar quem tem o detector e acima de tudo, muitos dos radares usados pela policia em Portugal estão desactualizados.
    Legalmente, as consequencias são elevadas, mas é daqueles dispositivos que não é ilegal ter mas é ilegal usar. Um pouco como os tasers que ajudei uma amiga a comprar - é legal ter um, mas ilegal usar um nos tomates de um violador.

    Ser apanhado por uma fotografia é dificil porque estes dispositivos não têm uma caracteristica externa que os identifique e duvido que radares fixos tenham detectores incluidos.

  • Turbo-lento says:
    22 de outubro de 2010 às 17:15

    Serie interessante ter alguem das forças policiais comentarem sobre este tema...temos algum entre os nossos leitores?

  • Anónimo says:
    22 de outubro de 2010 às 18:28

    A uns tempos tive conhecimento de um carro que foi enviado para uma oficina para ser reparado (ou praticamente montado outra vez)pelo dono apos pagar a valente multa, uma vez que tinha um destes dispositivos instalados e escondido, e nisso a policia não esta com meias medidas... o objectivo é encontrar o equipamento seja la como for! Quando chegou ao radar a policia ja sabia que essa viatura estava perto e mandaram-no logo parar. infelizmente o proprietario não entregou o aparelho de boa vontade... Azar o dele! Ja agora Turbo-lento concordo contigo, é uma vergonha a posição e o uso que o estado da as forças de segurança! Faço todas as semanas a a1 e a a25 e sao raros os carros caracterizados que encontro como meio de prevençao... ja falando de radares, não ha pai pra eles!!